Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-02-2010

STF nega habeas corpus para Arruda
Governador foi preso na quinta, ap�s decreto de pris�o preventiva do STJ.
STF nega habeas corpus para Arruda
Foto: G1

O ministro Marco Aur�lio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (12) habeas corpus ao governador licenciado do Distrito Federal, Jos� Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). A informa��o � da TV Globo. Com a decis�o, Arruda permanecer� preso pelo menos at� o fim do carnaval.

O pedido de liberdade havia sido protocolado na quinta-feira (11) pelo advogado do governador licenciado, N�lio Machado. Arruda ficar� preso at� a an�lise definitiva do habeas corpus, que ser� submetido ao plen�rio do Supremo em data ainda n�o definida. A pr�xima sess�o plen�ria do Supremo est� marcada para a quarta-feira de cinzas, dia 17. No entanto, o caso s� ser� analisado no dia 17 caso Marco Aur�lio leve o pedido para o plen�rio.

A ordem de pris�o contra Arruda foi expedida na quinta-feira � tarde pelo Superior Tribunal de Justi�a (STJ), que determinou a pris�o preventiva do governador e mais cinco pessoas envolvidas na tentativa de suborno do jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. A pris�o foi decretada sob o argumento de que todos estavam atrapalhando as investiga��es sobre o "mensal�o do DEM de Bras�lia".

Arruda teria proposto o pagamento de propina na tentativa de fazer com que Sombra mentisse em depoimento � Pol�cia Federal. O advogado do governador, N�lio Machado, argumentou que Arruda est� sendo submetido a constrangimento ilegal, pois a pris�o, segundo ele, � "abusiva, ilegal e desnecess�ria".

N�lio Machado classificou as den�ncias contra Arruda de "persegui��o". "Jamais se viu persegui��o como a que vem atingindo h� mais de dois meses o governador do Distrito Federal", destaca trecho do pedido de habeas corpus. "Elegeram esse caso como um caso exemplar e, com isso, se atropelam as garantias b�sicas e fundamentais", disse o advogado.

O STJ tamb�m expediu decreto de pris�o contra Rodrigo Arantes, sobrinho e secret�rio do governador, Welinton Moraes, ex-secret�rio de Comunica��o, o ex-deputado distrital Geraldo Naves (DEM), que agora � suplente, Haroaldo Brasil Carvalho, ex-diretor da Companhia Energ�tica de Bras�lia (CEB), e Antonio Bento da Silva, conselheiro do Metr�, que foi flagrado ao entregar R$ 200 mil para Edson Sombra. Esse �ltimo, por�m, j� est� preso desde a semana passada.

O esc�ndalo de corrup��o no DF veio � tona no dia 27 de novembro quando a Pol�cia Federal deflagrou a Opera��o Caixa de Pandora. O suposto esquema de distribui��o de propina foi denunciado pelo ex-secret�rio de Rela��es Institucionais, Durval Barbosa. O inqu�rito que envolve o governador do DF, seu vice e oito deputados distritais, al�m de empres�rios e membros do governo, tramita no STJ.

Procurados

O diretor-geral da Pol�cia Federal, Luiz Fernando Corr�a, disse nesta sexta que os tr�s suspeitos de terem participado da suposta tentativa de suborno a um jornalista est�o sendo "procurados." Ele se refere ao ex-deputado distrital Geraldo Naves (DEM), ao ex-secret�rio de comunica��o Weligton Moraes e ao ex-diretor da Companhia Energ�tica de Bras�lia (CEB), Haroaldo Brasil.

"Todos, nesse momento, s�o procurados. S�o pessoas procuradas pela Justi�a", disse Corr�a. Os tr�s haviam dito que se entregariam � Pol�cia Federal, assim como fizeram na noite de quinta (11) o governador licenciado do Distrito Federal, Jos� Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) e o sobrinho dele, Rodrigo Arantes

STF nega habeas corpus para Arruda
Governador foi preso na quinta, ap�s decreto de pris�o preventiva do STJ.
Arruda � acusado de tentar subornar testemunha do Mensal�o do DEM.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir