Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-02-2010

Hillary Clinton escolhe um colégio de elite
A secretária de Estado americana Hillary Clinton escolheu nesta terça-feira...
Hillary Clinton escolhe um colégio de elite
Foto: AFP

De Paul HANDLEY

JEDDAH, Arábia Saudita — A secretária de Estado americana Hillary Clinton escolheu nesta terça-feira, encontrar-se com estudantes sauditas no colégio Dar Al-Hekma, formador da elite feminina que aspira a se impor na vida política e social do reino ultraconservador.

Em vez de uma das enormes universidades de Estado, Hillary Clinton optou por um estabelecimento que deve fazê-la lembrar da universidade de Wellesley (Massachusetts) onde estudou.

As duas instituições têm, além disso, um acordo de cooperação, incluindo intercâmbio de estudantes e programas.

Dar Al-Hekma foi fundado há dez anos para responder a uma demanda crescente de jovens cosmopolitas que desejavam entrar no mundo do trabalho, declarou à AFP a vice-reitora, Saleha Abdin.

As diplomadas em universidades estatais sauditas não recebem formação suficiente para entrar no mercado e muitas delas tornam-se, no final, donas de casa.

"Queríamos responder a uma demanda do mercado" por uma carreira professional, assegurou, explicando que as "estudantes são imediatamente contratadas, se o desejarem".

Segundo Saleha Abdin, 60% das diplomadas de Dar Al-Hekma têm um emprego, o que ultrapassa de longe o percentual das mulheres saídas de universidades públicas.

Mil jovens estão matriculadas no colégio elitista da cidade portuária de Jeddah, no mar Vermelho, onde estudam administração, direito, marketing e educação; a escola possui, também, o primeiro programa saudita para a educação de crianças autistas.

Mas o que mais atrai as jovens deste estabelecimento, com anuidade escolar de cerca de 15.000 dólares por ano, é a formação em design gráfico.

As estudantes vêm principalmente de escolas internacionais do reino; 60% delas são sauditas e as outras são provenientes de famílias árabes residentes no reino.

Ao contrário de outras universidades, Dar Al-Hekma possui um curso à americana e suas alunas devem realizar trabalhos voluntários para a comunidade. São, também, estimuladas a participar de esportes, reservados tradicionalmente aos homens no reino.

Como parte do curso de religião islâmica, "ensinamos matérias como a história da mulher no Islã", disse Abdin.

Hillary Clinton escolhe um colégio de elite para se encontrar com sauditas.

A secretária de Estado americana Hillary Clinton escolheu nesta terça-feira...

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir