Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-02-2010

Salmonela causa transtorno no carnaval em Marataízes
Uma das atingidas pela doença descreveu um quadro de dor profunda e afirma que comeu a maionese sem saber que era caseira
Salmonela causa transtorno no carnaval em Marataízes
Carlos Azevedo
Foto: José Rubens Brumana

Somente no Hospital e Maternidade Santa Helena, em Itapemirim, foram socorridos mais de 100 pacientes com os sintomas da doença que é diarréia, vomito e dores abdominais. No Centro Médico foram confirmados 40 casos. Muitos pacientes foram removidos devido à gravidade dos casos. A doença se manifesta até 48 horas e nesses casos foi por ingestão de maionese caseira feita a partir do ovo de galinha. Os pacientes apontavam a tradicional casa de Lanches Mickey, em Marataízes. O que foi constatado pela Vigilância Sanitária do balneário. Informou o secretário de Saúde local Carlos Azevedo que esteve no estabelecimento junto com a Vigilância Sanitária e verificaram que os materiais usados para os lanches estavam bem armazenados, mas a maionese ficou de fora do refrigerador por um longo período e com o forte calor ativou o problema. Comentou ainda que um médico tratou 14 pacientes vítimas da salmonela e que os enfermos indicaram o local aludido.

O secretário de Saúde disse que a proprietária se mostrou solicita e que tudo não passou de uma fatalidade. A casa de lanches é a mais antiga e tradicional de Marataízes e nunca apresentou caso anteriormente devido a ingestão de maionese caseira.
"A maionese caseira é proibida, vamos intensificar a fiscalização para que não volte a se repetir outras vezes", argumentou Carlos.

Uma das atingidas pela doença descreveu um quadro de dor profunda e afirma que comeu a maionese sem saber que era caseira. "Nunca como maionese no lanche. A dor é insuportável vou procurar os meus direitos na justiça", diz que mais duas pessoas foram acometidas dos mesmos sintomas. Os sintomas da salmonela começaram a manifestar-se a partir da madrugada do domingo de carnaval.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir