Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2010

Premiê da Holanda entrega renúncia à rainha
Garoto afegão observa passagem de militares da Holanda durante missão em 21 de janeiro no Vale de Chora, na província de Oruzgan.
Premiê da Holanda entrega renúncia à rainha
Foto: AFP

O primeiro-ministro da Holanda, o social-democrata Jan Peter Balkenende, apresentou neste sábado (20) sua demissão à rainha Beatriz, segundo seu porta-voz, Henk Brons.

Balkenende havia anunciado na noite da véspera a queda de seu governo de coalizão, depois que os partidos integrantes não chegaram a um acordo sobre o prolongamento da missão das tropas holandesas no Afeganistão.

Os ministros de três partidos da coalizão de centro-esquerda estavam reunidos desde o final da manhã desta sexta para estudar o pedido, feito pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), de que a Holanda permaneça por mais um ano no Afeganistão, até agosto de 2011, com uma missão "pequena", cujo objetivo principal seria treinar as tropas afegãs.

Os trabalhistas defendem a retirada das tropas, mas os social-democratas querem a manutenção, por considerar que se trata de uma "obrigação" do país com a Otan.

No país asiático desde 2006, a Holanda mantém soldados na província de Oruzgan (sul). Sua retirada deve começar em agosto e terminar no fim do ano, segundo decisão tomada em 2007 pelo governo e ratificada pelos deputados.

Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro holandês afirmou que os partidos da coalizão, também integrada pela União Cristã, perderam a confiança mútua.

"Onde não há confiança, as tentativas para um acordo ficam frustradas de antemão", disse Balkenende.

O trabalhista Wouter Bos esclareceu que a postura de sua legenda foi baseada em uma decisão de 2007, quando o governo, com o apoio da maioria do Parlamento, resolveu que deixaria o Afeganistão no fim de 2010.

Bos destacou que, durante as negociações que a coalizão manteve sobre a questão, as alternativas de seu partido não eram levadas em conta. Por esse motivo, após horas de discussões, os trabalhistas decidiram abandonar o governo.

Após impasse sobre Afeganistão, premiê da Holanda entrega renúncia à rainha
Jan Peter Balkenende anunciou dissolução do ministério de coalizão.
Partidos não chegaram a acordo sobre a manutenção de tropas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir