Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 21-02-2010

Berlinale compensa Roman Polanski
O produtor Alain Sarde (D) e Robert Benmussa posam com o Urso de Prata atribu�do a Roman Polanski no Festival de Berlim
Berlinale compensa Roman Polanski
Foto: AFP

BERLIM � O cineasta Roman Polanski, detido a pedido da justi�a dos Estados Unidos da �ltima vez que compareceu a um festival, em Zurique, se viu premiado em outro, o de Berlim, com o Urso de Prata de diretor pelo thriller "The ghost writer".

O pr�mio concedido ao diretor franco-polon�s no s�bado ofuscou o Urso de Ouro de melhor filme para o drama turco "Bal" ("Mel"), uma de v�rias obras inclu�das em uma mostra competitiva considerada morna.

"A tend�ncia da 60� Berlinale foi n�o ter nenhuma tend�ncia", afirma neste domingo o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung. "O festival de cinema mais importante da Alemanha n�o respondeu �s expectativas".

Polanski n�o compareceu � cerim�nia, mas usou o sarcasmo por meio do produtor.

"Ele me disse que n�o viria de qualquer jeito, porque da �ltima vez que compareceu a um festival acabou na pris�o", disse Alain Sarde.

O cineasta, detido em setembro ao desembarcar no aeroporto de Zurique, onde receberia um pr�mio no festival de cinema da cidade su��a, est� em pris�o domiciliar em Gstaad, � espera de uma eventual extradi��o para os Estados Unidos por "rela��es sexuais ilegais" com uma menor em 1977.

Apesar de algumas vozes dissonantes, o Urso de Prata concedido ao diretor de "Armadilha do Destino", Urso de Ouro da Berlinale em 1966, e Pr�mio Especial do J�ri um ano antes por "Repulsa ao Sexo", foi considerado merecido.

"The ghost writer", exibido no in�cio do festival, foi o filme favorito dos cr�ticos de todo o mundo entrevistados pela revista americana Screen. Para muitos, este "thriller hitchcockiano" representa o retorno do grande Polanski depois de "O Pianista", que conquistou a Palma de Ouro de Cannes em 2002 e o Oscar de melhor diretor em 2003.

O jornal brit�nico The Times elogiou um "thriller imensamente agrad�vel", dirigido por um "grande cineasta". O italiano La Repubblica destacou "o entusiasmo dos cr�ticos e do p�blico".

Mas para a revista americana Hollywood Reporter o pr�mio foi controverso, j� que "pode ser interpretado como um sinal de solidariedade para com o cineasta".

"Um gesto pol�tico", ressalta o jornal alem�o Die Welt.

"O Urso �, manifestamente, um acto de solidariedade. Um festival cobriu Polanski de desonra, outro festival, o de Berlim, o reabilitou, ao menos artisticamente", completa.

O tabl�ide Berliner Zeitung chama o pr�mio de Polanski de "esc�ndalo", uma "anistia coletiva do mundo do cinema para uma pessoa acusada de violentar uma menor nos Estados Unidos".

"The ghost writer", montado por Polanski na pris�o, gra�as a pacotes enviados pelo advogado, e depois no chal� em que se encontra sob pris�o domiciliar, recria a investiga��o de um ghost writer (Ewan MacGregor) sobre seu chefe, o ex-premier brit�nico inspirado em Tony Blair (Pierce Brosnan).

Berlinale compensa Roman Polanski

O produtor Alain Sarde (D) e Robert Benmussa posam com o Urso de Prata atribu�do a Roman Polanski no Festival de Berlim


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir