Categoria Autom�veis  Noticia Atualizada em 23-02-2010

Toyota pede desculpas, mas parlamentares americanos atacam
O presidente de vendas da Toyota em EUA, James Lentz, pediu desculpas diante de uma subcomiss�o da C�mara de Representantes
Toyota pede desculpas, mas parlamentares americanos atacam
Foto: http://seligafranca.files.wordpress.com

Mar�a Pe�a.

Washington, 23 fev (EFE).- Executivos da Toyota fizeram hoje um "mea culpa" pelos problemas que abalaram a imagem e os lucros da empresa nos Estados Unidos, mas os l�deres do Congresso americano responderam com acusa��es de que a montadora enganou o p�blico.

O presidente de vendas da Toyota em EUA, James Lentz, pediu desculpas diante de uma subcomiss�o da C�mara de Representantes pela lenta resposta aos problemas no acelerador de seus ve�culos e disse que a companhia quer "recuperar a confian�a" dos clientes.

O pr�prio presidente da Toyota, Akio Toyoda, vai fazer o mesmo no depoimento que dar� amanh� no Comit� de Supervis�o e Reforma Governamental da C�mara dos Representantes.

No discurso que far� nesta quarta-feira, mas j� divulgado hoje, Toyoda lamentar� qualquer acidente causado por seus ve�culos e atribuir� os problemas de acelera��o s�bita � frouxid�o das normas de seguran�a causada, por sua vez, pelo intenso ritmo de crescimento da companhia.

As declara��es de Lentz na subcomiss�o de Supervis�o e Investiga��es se depararam, no entanto, com acusa��es de que Toyota ignorou as reclama��es dos consumidores e a advert�ncia de que chegou a hora de a montadora prestar contas.

Os executivos da Toyota "enganaram o p�blico americano quando disseram que eles e fontes independentes tinham examinado a fundo o sistema eletr�nico" dos carros, afirmou o titular da subcomiss�o, o democrata Bart Stupak.

Na primeira de tr�s audi�ncias no Congresso sobre o assunto, Stupak disse que tanto a Toyota, como a Administra��o Nacional para a Seguran�a nas Estradas (NHTSA, na sigla em ingl�s), subordinada ao Departamento de Transportes dos EUA, "t�m muito a explicar ao povo americano, aos consumidores e �s concession�rias".

Segundo documentos entregues ao Congresso, a NHTSA recebeu mais de 2.600 queixas desde o ano 2000, incluindo 34 mortes, mas aparentemente "s� realizou uma r�pida investiga��o em 2004" sobre poss�veis v�nculos entre os defeitos eletr�nicos e os problemas de acelera��o.

A Toyota calcula que o recall de 8,5 milh�es de ve�culos em todo o mundo custar� quase US$ 2 bilh�es a seus cofres.

Durante a audi�ncia, Lentz explicou que mesmo esse recall provavelmente n�o resolver� todos os problemas de acelera��o devido a poss�veis "erros mec�nicos, humanos ou de outro tipo".

O executivo assegurou que, por enquanto, a Toyota n�o detectou erros nos controles eletr�nicos, mas continuar� em busca de todas as causas e "investigando todas as reclama��es" do p�blico.

O democrata Henry Waxman, que preside o Comit� de Energia e Com�rcio, uniu-se ao coro de cr�ticas e disse a Lentz que o Congresso espera que a Toyota "realize uma an�lise plena e adequado" de algo que a empresa negou, mas que outras testemunhas apontam como algo muito poss�vel.

Segundo Lentz, as 1.500 concession�rias da Toyota nos EUA procuram completar "o mais rapidamente poss�vel" os consertos nos ve�culos afetados, sendo que algumas trabalham por 24 horas todos os dias.

De acordo com seus c�lculos, at� o momento, quase um milh�o de carros j� passaram por reparos.

Na mesma audi�ncia, o secret�rio de Transportes dos EUA, Ray LaHood, disse que a NHTSA tentar� determinar se houve ou n�o problemas eletr�nicos que podem ter contribu�do para o problema no acelerador e, caso isso tenha ocorrido, garantir�o que a quest�o ser� resolvida.

Em paralelo �s audi�ncias, cerca de 100 donos de concession�rias est�o em Washington para pedir um tratamento justo � Toyota porque, segundo eles, outras montadoras tamb�m receberam reclama��es por problemas de acelera��o em seus modelos.

A Toyota, que tem montadoras em seis estados americanos e atua nos EUA h� mais de 25 anos, emprega diretamente mais de 36 mil pessoas no pa�s.

Al�m disso, o independente Center for Responsive Politics informou hoje que, segundo documentos federais, a Toyota investiu cerca de US$ 25 milh�es em campanhas de lobby no Governo e no Legislativo nos �ltimos cinco anos, muito mais do que qualquer outra montadora estrangeira.

Influ�ncias pol�ticas � parte, o presidente da Toyota deixou claro que vai tentar recuperar a confian�a dos consumidores nos EUA.

"Francamente, temo que o ritmo no qual crescemos p�de ter sido r�pido demais", disse Toyoda, que reafirmou o compromisso da companhia de trabalhar "vigorosamente e sem parar para restabelecer a confian�a" de seus clientes.

Paradoxalmente, a revista especializada "Consumer Reports" disse que o Toyota Prius, ao lado do Honda Fit, � o melhor carro do ano, batendo mais de 280 modelos.

Talvez isso sirva de al�vio � empresa de Toyoda, que tenta por todos os meios manter sua lucrativa fatia do mercado americano. EFE

Toyota pede desculpas, mas parlamentares americanos atacam

O presidente de vendas da Toyota em EUA, James Lentz, pediu desculpas diante de uma subcomiss�o da C�mara de Representantes

Fonte:

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Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir