Categoria Autom�veis  Noticia Atualizada em 24-02-2010

G1 andou na nova Volkswagen Saveiro Cross
A Volkswagen tamb�m adianta que somente o Fox e a Saveiro ter�o vers�o Cross
G1 andou na nova Volkswagen Saveiro Cross
Foto: Volkswagen / Divulga��o

Priscila Dal Poggetto

As picapes fora-de-estrada ca�ram na gra�as das montadoras brasileiras. Primeiro veio a Fiat, que incrementou a picape Strada e inaugurou a nova modalidade "aventureira". Logo em seguida, a GM lan�ou uma vers�o semelhante para a Montana � que agradou ao consumidor jovem. Das tr�s principais marcas no pa�s, faltava apenas a Volkswagen. Faltava. Nesta semana, a montadora alem� apresentou a nova Saveiro Cross, modelo que incorpora muitos elementos visuais e de acabamento do primo CrossFox. O resultado � um carro jovem, que chega sem o perfil "encara-qualquer-parada" da Saveiro antiga, nem com o charme aventureiro do hatch Fox.

Se, por fora, o carro chama a aten��o e lembra o CrossFox, a semelhan�a por dentro � ainda maior. Os materiais utilizados no interior tamb�m foram trazidos do hatch. Os bancos ganharam acabamento com desenhos que simulam rastros de pneu em uma estrada de terra. O painel vem do Novo Gol.

Sem os "brinquedinhos" dispon�veis na concorrente Strada Adventure Locker � sistema de diferencial blocante, b�ssola e inclin�metros longitudinal e transversal �, a Volks traz como diferenciais itens de s�rie como sensor de estacionamento traseiro, repetidores de seta nos retrovisores, capota mar�tima, ganchos de fixa��o de carga deslizantes e pneus de uso misto (para todos os tipos de terreno).

Somente dispon�vel com cabine estendida, o pre�o da Saveiro Cross parte de R$ 41.840, sem ar-condicionado. Quem quiser se refrescar dentro do carro ter� que desembolsar R$ 44.684. Como par�metro de pre�o, a vers�o intermedi�ria da Saveiro, a Trooper, sai por R$ 37.670 com cabine simples e R$ 40.300, com estendida.

De acordo com o gerente de Marketing da Volkswagen do Brasil, Fabr�cio Biondo, a previs�o � de que a vers�o Cross represente 30% das vendas de toda a linha Saveiro. Em 2009, foram vendidas 29.780 unidades do modelo. O lan�amento chega �s lojas na segunda quinzena de mar�o.

Na estrada

O projeto foi desenvolvido em paralelo com o da nova Saveiro. Na mec�nica, os dois carros s�o id�nticos. Equipada com motor EA-111 1.6 VHT, com 101 cv (gasolina) e 104 cv (�lcool) de pot�ncia e 151 Nm (gasolina) e 153 Nm (�lcool) de torque, o carro se comporta bem na estrada, mas deixa a desejar nas retomadas.
Durante o percurso de 75 km feito pelo G1 na regi�o de Campinas, no interior de S�o Paulo, o carro sofreu um pouco ao fazer ultrapassagens, comparado ao desempenho de suas concorrentes. A acelera��o de 0 a 100 km/h � feita em 11 segundos, se abastecido com �lcool.

O grande trunfo da Saveiro Cross � o c�mbio. As trocas de marchas s�o curtas e precisas. Outro ponto positivo � a suspens�o, muito bem ajustada � que proporciona conforto at� mesmo em vias acidentadas de terra. Essa suspens�o, com molas progressivas, estreou na vers�o Trooper.

Outra vantagem est� na estabilidade. A ca�amba n�o desequilibra o carro em curvas, como acontece na Fiat Strada.

Sobre a visibilidade, a picape tem um bom campo de vis�o dianteira, enquanto a vIs�o traseira deixa a desejar. E a Volks sabe disso. Tanto � assim que disponibilizou, de s�rie, o sensor de estacionamento na parte de tr�s.
Os itens opcionais do modelo s�o aquecimento, ar-condicionado, r�dio CD-player, MP3, USB, SD-Card e Bluetooth, volante multifun��o, airbag e ABS.

Ca�amba e acabamento

O acabamento interno da vers�o Cross � superior ao das outras, mas n�o chega a surpreender. Por ser cabine estendida, h� um bom espa�o para levar bolsas e pequenas malas, al�m de um porta-treco suficiente para levar garrafas de �gua, celular e revista. De forma geral, o habit�culo � bem confort�vel.

Para quem sentiu falta de uma cabine dupla no modelo, a exemplo do que a Fiat fez com a Strada, m�s not�cias: a Volkswagen n�o tem a inten��o de lan�ar uma picape semelhante. Segundo a montadora, a Saveiro Cross foi desenvolvida para jovens que pretendem usar o carro no dia-a-dia nas cidades e em viagens a dois.

Assim, o investimento foi voltado para a ca�amba, que comporta 734 litros. O compartimento mede 1,33 m do assoalho e a largura entre a caixa de rodas � de 1 m. Detalhe importante � que o estepe fica sob o carro, o que garante mais espa�o � ca�amba.

A Volkswagen tamb�m adianta que somente o Fox e a Saveiro ter�o vers�o Cross. Para o Gol s� resta a edi��o especial da Copa do Mundo. De acordo com Fabr�cio Biondo, a vers�o ser� batizada de "Sele��o" e dever� chegar ao mercado num momento mais pr�ximo ao do evento esportivo, organizado neste ano na �frica do Sul.

G1 andou na nova Volkswagen Saveiro Cross
Carro ganha acabamento do CrossFox, mas n�o herda o charme do hatch.
Itens de s�rie como sensor de estacionamento agregam atributos � picape.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir