Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 22-02-2010

- Obama propõe nova versão da reforma da saúde nos EUA
O presidente dos EUA, Barack Obama, brinda durante baile na Casa Branca na noite deste domingo (21).
- Obama propõe nova versão da reforma da saúde nos EUA
Foto: AP

NOTICIAS: O presidente dos EUA, Barack Obama, apresentou nesta segunda-feira (22) uma nova versão de seu plano de reforma da saúde. Segundo ele, ela permitiria dar cobertura a mais 31 milhões de americanos e a impedir a alta das tarifas.

O objetivo da versão modificada é contornar o bloqueio da oposição republicana aos textos aprovados após uma primeira leitura no Senado e na Câmara dos Representantes.

A publicação da nova versão do plano, no site da Casa Branca, acontece quatro dias antes da "cúpula" para a qual Obama convidou parlamentares democratas e republicanos com o objetivo de avançar esta questão emblemática de seu governo.

Cada uma das câmaras do Congresso aprovou uma versão diferente do projeto de reforma no fim de 2009, após uma primeira leitura. No entanto, o necessário processo de fusão dos dois textos foi interrompido pela recente perda da maioria democrata no Senado, permitindo à oposição republicana bloquear indefinidamente a aprovação de qualquer projeto.

Diante da falta de apoio dos republicanos, que querem retomar as negociações do zero, Obama prometeu apresentar uma nova versão da reforma da saúde que, segundo a Casa Branca, "aproxima os projetos de lei da Câmara Baixa e do Senado", incluindo "novas medidas para reduzir o desperdício, a fraude e os abusos".

O plano, segundo a Casa Branca, "ajuda mais de 31 milhões de americanos que hoje precisam do seguro de saúde a ter acesso a ele, e permite que muitos mais possam fazê-lo".

Estes resultados seriam obtidos, em parte, através de reduções de impostos para a classe média, estabelecendo uma relação entre seus gastos com saúde e sua renda. O objetivo é reduzir "os custos dos bônus pagos por dezenas de milhões de famílias e pequenas empresas", que até agora não tiveram os meios para obter estes seguros, prometeu a Casa Branca.

Além disso, o plano prevê "reduzir o déficit em US$ 100 bilhões nos próximos anos", e em dez vezes mais durante a década seguinte, "reduzindo os gastos governamentais supérfluos" na saúde.

Neste sentido, o projeto criaria "uma autoridade federal para os bônus de saúde", encarregada de ajudas os estados a "analisar os aumentos exagerados dos bônus e outras práticas desleais", das companhias de seguros de saúde.

Com este fim, o plano do presidente exige que estas empresas acabem com as "práticas discrminatórias", como recusar-se a dar cobertura a pessoas que tenham problemas de saúde prévios ao contrato de seguro.

Obama chamou os republicanos a "colocar sobre a mesa" suas próprias ideias sobre a reforma da saúde. "Se me mostrarem que podem (...) proteger as pessoas dos problemas dos seguros de saúde, controlar os custos e dar cobertura às pessoas que não têm cobertura, e fazê-lo de maneira mais barata, por que não faríamos?", disse o presidente.

Obama propõe nova versão da reforma da saúde nos EUA
Ela permitiria cobertura de mais 31 milhões de americanos.
Presidente luta para conseguir apoio republicano ao plano.
Obama propõe nova versão da reforma da saúde nos EUA
O presidente dos EUA, Barack Obama, brinda durante baile na Casa Branca na noite deste domingo (21).
Foto: AP

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir