Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 26-02-2010

Atentado mata 16 em Cabul
Policial em frente aos estragos no Kabul City Center
Atentado mata 16 em Cabul
Foto: AFP

CABUL � Pelo menos 16 pessoas, entre elas estrangeiros, morreram nesta sexta-feira em um atentado suicida no centro de Cabul, reivindicado pelos talib�s.

Dois terroristas suicidas foram mortos pela Pol�cia na mesma �rea da capital afeg�, declarou � AFP o porta-voz do Minist�rio do Interior, Zemarai Bashary.

"Um homem acionou sua bomba diante de um caf� pr�ximo ao Complexo Safi", declarou o porta-voz do Interior, referindo-se a um elegante complexo do centro da cidade, que re�ne um hotel e lojas.

Testemunhas asseguraram que haviam ouvido pelo menos outras duas explos�es menores e disparos espor�dicos. At� agora n�o est� claro se o atentado principal foi cometido por um suicida a p� ou com um carro-bomba, como assegurou um oficial da Pol�cia.

"O registro � de 16 mortos, sendo um italiano e tr�s policiais afeg�os", declarou Zemarai � AFP.

Um cidad�o indiano tamb�m est� entre os mortos, indicou � AFP o coronel Mohammad Yaqud Noorzai, m�dico do hospital militar da cidade. Em Paris, um comunicado do Minist�rio das Rela��es Exteriores indicou que um dos mortos � um franc�s, que estava de passagem em Cabul.

O atentado ocorreu pr�ximo ao hotel Park Residence, no qual v�rios indianos trabalhavam. Um fot�grafo da AFP viu pessoas saindo do hotel pelas janelas.

O centro da cidade estava pouco movimentado na hora em que ocorreu a explos�o, pouco depois do amanhecer.

A "Zona Verde", bairro diplom�tico onde tamb�m moram personalidades pol�ticas e estrangeiros em pleno centro de Cabul, foi cercada imediatamente depois do atentado e a Pol�cia pedia que os moradores n�o sa�ssem de suas casas.

"Reivindicamos" o ataque, declarou por telefone � AFP Zabihullah Mujahed, porta-voz dos insurgentes islamitas.

"Oito combatentes nossos realizaram o ataque, um detonou seu carro-bomba diante de um hotel, outros dois tamb�m ativaram suas bombas. Os outros permanecem presentes no local", assegurou.

A insurrei��o dos talib�s se intensificou consideravelmente e se estendeu por quase todo o pa�s nos �ltimos anos. Seus militantes agem com cada vez mais frequ�ncia em Cabul, com ataques de comandos ou atentados suicidas.

Atentado mata 16 em Cabul

Policial em frente aos estragos no Kabul City Center


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir