Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 27-02-2010

Saiba como foi o terremoto no Chile
Destrui��o em Santa Cruz, fotografada pelo internauta Mario Andr�s Vilches, e fogo em edif�cio de Concepci�n.
Saiba como foi o terremoto no Chile
Foto: Mario Andr�s Vilches/AFP/Reprodu��o Telesur

O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a regi�o central Chile na madrugada deste s�bado (27) originou-se no mar, perto da cidade de Concepci�n - a segunda maior do pa�s, com mais de 600 mil habitantes - e a 325 km da capital chilena, Santiago, onde vivem 40% dos chilenos.

O tremor ocorreu a uma profundidade relativamente pequena - 35 km. Quanto mais superficial, maior o poder de destrui��o do sismo. Pelo menos 13 r�plicas de magnitudes entre 6,9 e 6,2 ocorreram nas horas posteriores ao primeiro tremor, Escrit�rio Nacional de Emerg�ncia (ONEMI) do Chile. O pa�s faz parte de uma �rea conhecida como "c�rculo de fogo", onde ocorrem cerca de 80% dos tremores do mundo.

Al�m dos mortos, que j� passam de uma centena, o terremoto deixou danos no aeroporto de Santiago, que precisou ser interditado. Estruturas hist�ricas no centro da capital tamb�m ficaram destru�das, assim como um viaduto que liga as regi�es norte e sul da cidade.

Parte da ponte Viejo, sobre o rio B�o B�o, pr�xima a Concepci�n, tamb�m desabou com o tremor. A obra, constru�da em 1937, havia sido desativada em 2002.

Ap�s o terremoto, uma onda de cerca de oito metros de altura invadiu a cidade portu�ria Constituci�n. A �gua tamb�m cobriu parte da Ilha Robinson Cruso�, pr�xima a Valpara�so. Na Ilha de P�scoa, tamb�m na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, que sobrevoa de helic�ptero as regi�es atingidas pelo tremor, declarou "estado de cat�strofe" nas regi�es de Maule, Bio Bio e La Araucan�a.

O tremor foi sentido nos pa�ses vizinhos, inclusive no Brasil. Em S�o Paulo, a 2.850 km do epicentro, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 100 liga��es de pessoas preocupadas com o terremoto.

Pequenos tremores foram sentidos em pelo menos seis bairros da capital, sendo que a regi�o da Avenida Paulista foi a mais afetada por ser uma das mais altas da cidade. Imagens feitas na sala de programa��o da TV Globo, na Paulista, mostram lumin�rias tremendo de madrugada

Saiba como foi o terremoto no Chile
Tremor deixou mais de uma centena de mortos no pa�s.
Abalo foi sentido at� em S�o Paulo, a 2.850 km do epicentro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir