Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-02-2010

Corte rejeita referendo para 3º mandato de presidente da Colômbia
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, participa de encontro com médicos e estudantes em Cali, nesta sexta (26)
Corte rejeita referendo para 3º mandato de presidente da Colômbia
Foto: Luis Robayo / AFP

A Corte Constitucional colombiana rejeitou nesta sexta-feira (26), por 7 votos a 2, a lei que permitiria a realização de um referendo que abriria possibilidade de o presidente do país, Álvaro Uribe, concorrer a um terceiro mandato nas eleições de maio.

De acordo com o jornal colombiano "El Tiempo", os nove magistrados que compõe a Corte, reunidos desde a manhã desta sexta, decidiram votar contra a lei devido a "irregularidades processuais" na abordagem da lei no Congresso, onde foi aprovada no final do ano passado.

Confirmada a decisão, Uribe não poderá mais concorrer ao terceiro mandato consecutivo, já que a possibilidade dependia de uma reforma constitucional que abrisse essa possibilidade por meio de consulta popular.

Uribe já foi eleito em 2002 e 2006 e, por isso, não pode mais concorrer. Ele não confirmava nem desmentia sua intenção de disputar um novo mandato, mas seus seguidores se entusiasmavam com a ideia. Caso o referendo fosse autorizado, haveria pouco tempo para organizar a votação e, em caso de vitória do "sim", registrar a candidatura dele.
Campanha

A decisão jurídica, a mais importante dos últimos anos na política colombiana, marca o início de uma difícil campanha para os rivais que buscam substituir Uribe, que se tornou um dos presidentes mais populares do país por sua estratégia para combater as guerrilhas de esquerda.

O favorito agora para ganhar as eleições de 30 de maio é o ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, associado à batalha contra os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O eventual sucessor de Uribe não deve abandonar suas políticas de segurança, embora a maioria dos virtuais candidatos prometa mais ênfase social.

"Estas políticas têm de ser reeleitas qualquer que seja a decisão da corte", disse Uribe na noite de quinta-feira. "Não podemos mudar de direção, não podemos ter uma troca de guarda."

A transição política pode causar preocupação nos mercados cambial e de títulos da dívida, mas em longo prazo a maioria dos analistas prevê estabilidade na Colômbia.

*(Com informações da Efe e da Reuters)

Corte rejeita referendo para 3º mandato de presidente da Colômbia
Por 7 votos a 2, magistrados rejeitaram lei sobre consulta popular.
Referendo abriria possibilidade de Álvaro Uribe concorrer à 2ª reeleição.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir