Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-02-2010

Mais de 35 toneladas de peixes são removidas da lagoa
Mortandade no Rio pode ter sido causada por algas ou esgoto
Mais de 35 toneladas de peixes são removidas da lagoa
Foto: Fabio Motta / Agência Estado

A companhia de limpeza urbana Comlurb informou no início da tarde deste sábado (27) que cerca de 35,6 toneladas de peixes mortos foram removidas da lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro, entre a manhã desta sexta-feira (26) e as 7h desse sábado.

Na sexta-feira, até as 18h, foram retiradas 12,5 toneladas de peixes. Duante a noite e madrugada desse sábado foram mais 23,1 toneladas. Entre as espécies de peixes estão savelhas, corvinas, tilápias, baranas e bagres. Há peixes de cerca de dez quilos.
Cento e dois garis continuam os trabalhos: doze estão em barcos e os outros no entorno. Dois caminhões basculantes, duas caixas de entulho e um catamarã de um empresário dão apoio.

De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório,a Comlurb vai ficar mobilizada 24 horas até que o serviço seja concluído.

Ainda não foi descoberta a causa da mortandade, mas a Secretaria Estadual do Ambiente suspeita que a brusca mudança de temperatura, com a chegada de uma frente fria na cidade, possa ter causado a proliferação de uma alga. A morte dos peixes pode terr sido provocada por essa alga.

Mais de 35 toneladas de peixes são removidas da lagoa Rodrigo de Freitas
Mortandade no Rio pode ter sido causada por algas ou esgoto

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir