Categoria Policia  Noticia Atualizada em 28-02-2010

Chefe militar do ETA e mais dois militantes são capturados
Polícia espanhola divulga fotos de Beinat Ugartemendia, Gregorio Morales e Ibon Gogeascoechea Arronategui, apontado como chefe militar da organização separatista basca ETA.
Chefe militar do ETA e mais dois militantes são capturados
Foto: AFP

O chefe militar do grupo separatista basco ETA, Ibon Gogeascoechea Arronategui, foi detido na manhã deste domingo na cidade de Cahan, região da Baixa Normandia (noroeste da França), ao sul de Caen. A informação foi fornecida pelo Ministério do Interior da Espanha, que o classificou como o "principal nome" da organização. Outros dois integrantes foram presos com ele, durante uma operação conjunta entre a polícia francesa e a Guarda Civil espanhola: Beinat Aguinalde Ugartemendia e Gregorio Jiménez Morales.

O comunicado do Ministério afirma que essa "é uma operação muito importante, que aplica um novo golpe à direção da organização, após as detenções na França do então chefe militar Garikoitz Aspiazu, "Txeroki", em novembro de 2008, e seus respectivos sucessores, Aitzol Iriondo, em dezembro de 2008, e Jurdan Martitegui, em abril de 2009".

Ugartemendia, de 26 anos, é suspeito de dois assassinatos reivindicados pela organização: o de Isaías Carrasco, ex-político socialista assassinado dias antes das eleições legislativas de março de 2008, e o de Ignacio Uría Mendizábal, empresário basco assassinado em dezembro de 2008.

Segundo o ministério, o outro detido, Gregorio Jiménez Morales, de 55 anos, é acusado de integrar um comando encarregado de transporte de material para cometer atentados. Este comando foi acusado de transportar mísseis para tentar assassinar em 2001 o então chefe de governo espanhol José María Aznar.

No esconderijo onde foram encontrados, a polícia apreendeu armas automáticas, revólveres, material explosivo, documentos falsos, telefones celulares, e computadores. A operação conjunta continua durante este domingo.

O ETA é classificado pela União Europeia e os EUA como uma organização terrorista, e considerada responsável pela morte de morte de 828 pessoas em mais de 40 anos de existência. Nos últimos anos, a França aumentou consideravelmente o número de rpisões de militantes da organização separatista.

Chefe militar do ETA e mais dois militantes são capturados na França
Operação foi realizada em parceria entre polícias francesa e espanhola.
Foram apreendidas armas, documentos falsos e material explosivo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir