Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 28-02-2010

Chile confirma 708 mortos em terremoto
Homem olhas destro�os de casa em Pelluhue, a 200 km de Santiago
Chile confirma 708 mortos em terremoto
Foto: AP

O tremor de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile no s�bado e os abalos que se seguiram j� deixaram pelo menos 708 mortos, segundo um novo balan�o divulgado pelo governo.

A maior parte das mortes (541) ocorreu na regi�o do Maule. Em Bio-Bio morreram 64 pessoas e outras 103 restantes em seis diferentes regi�es do pa�s.

De acordo com a presidente Michelet Bachelet , cerca de dois milh�es de pessoas foram afetadas de alguma forma pelo tremor, que j� � considerado o maior dos �ltimos 50 anos.

Equipes de resgate usam p�s e marretas para tentar encontrar sobreviventes em meios aos escombros. "Passamos a noite toda trabalhando, quebrando paredes. O maior problema � combust�vel, precisamos de combust�vel para manter as m�quinas operando e �gua para as pessoas", afirmou o comandante da equipe de resgate, Marcelo Plaza.

Bachelet declarou zonas de cat�strofe as regi�es de Maule, Bio Bio, O Higgins, Araucan�a, Valpara�so e Metropolitana, que concentram 80%da popula��o do pa�s.

Danos e preju�zos

Cerca de 1,5 milh�o de resid�ncias foram danificadas, em um duro golpe � infraestrutura do maior produtor de cobre do mundo e uma das economias mais est�veis da Am�rica Latina.

O preju�zo econ�mico causado pelo desastre estaria entre 15 e 30 bilh�es de d�lares informou a empresa de an�lise se risco Eqecat.

Em cidades costeiras, como Talcahuano, perto de Concepci�n, tsunamis gerados pelo tremor destru�ram instala��es portu�rias e a infra-estrutura pr�xima do mar.

Em Curic�, a 180 km ao sul de Santiago, cerca de 90% do centro hist�rico da cidade foi destru�do.

Estradas e pontes foram destru�das em todo o pa�s. Em Santiago, o tremor arrancou varandas de edif�cios, derrubou pontes, deixou f�bricas em chamas e moradores desabrigados e sem eletricidade e sistema telef�nico. Os carros viraram como se fossem de brinquedo. Al�m disso, pelo menos tr�s hospitais desabaram.

A cidade de Concepci�n, que tem cerca de 670 mil habitantes e est� a 115 quil�metros de dist�ncia do epicentro do terremoto, linhas de energia foram derrubadas e escombros se espalham em meio a edif�cios destru�dos.

O terremoto tamb�m causou p�nico no balne�rio de Vi�a del Mar, onde milhares de chilenos desfrutavam do �ltimo fim de semana das f�rias de ver�o.

Saques

A pol�cia est� se mobilizando para conter os saques em cidades como Concepci�n, o centro urbano mais pr�ximo do epicentro (90 km). A prefeita da cidade, Jacqueline van Rysselberghe, disse que o munic�pio ainda n�o recebeu a prometida e necess�ria ajuda de Santiago. "A situa��o est� fora de controle", afirmou.

A pol�cia usou bombas de g�s lacrimog�neo e canh�es de �gua para dispersar uma multid�o que corria com pacotes de comida e produtos eletr�nicos de um supermercado. Imagens da televis�o mostraram pessoas enchendo carrinhos com produtos. (Veja imagens dos saques aqui)

Aeroporto

O aeroporto internacional da capital chilena foi fechado e deve permanecer inoperante at� �s 9h de segunda-feira. Os voos, quase todos de longa dist�ncia e na maioria procedentes de cidades dos Estados Unidos e Europa, s�o desviados para aeroportos na Argentina, principalmente para a cidade de Mendoza.

No Brasil, as companhias a�reas TAM e Gol informaram que cancelaram os voos com destino a Santiago. Segundo o chefe do aeroporto, Eduardo del Canto, as portas do terminal est�o quebradas e as paredes, rachadas. As pistas n�o foram abaladas, mas sem o pr�dio n�o � poss�vel operar, informou.

Brasileiros

N�o h� informa��es, at� o momento, sobre brasileiros mortos ou feridos no terremoto, segundo a Embaixada Brasileira no Chile. Neste domingo, um avi�o da For�a A�rea Brasileira (FAB) pousou em Bras�lia trazendo 12 brasileiros, sendo nove civis e tr�s militares, que estavam no pa�s.

Muitos brasileiros que est�o no Chile relataram momentos de p�nico durante o tremor. Morador de Embu (SP), Claudio Dias contou que ele e a mulher estavam dormindo em um hotel em Santiago quando o tremor os acordou. "A sensa��o era de que uma enorme locomotiva estava passando por cima do telhado, provocando um violento tremor", contou.

Johanna Helm, arquiteta de Porto Alegre (RS), decidiu se preparar para os abalos que se seguiriam. "As mochilas ficaram ao lado da porta, com telefones, dinheiro, �gua, tudo o que fosse necess�rio caso acontecesse algo mais grave depois", afirmou.

Em nota, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva disse que manifesta "profunda preocupa��o com impacto do terremoto que abalou o Chile" e disse que "expressa sua disposi��o de prestar toda ajuda necess�ria ao pa�s e ao povo chileno".

Custo humano

O terremoto foi o quinto mais forte desde 1900, segundo o Servi�o Geol�gico dos Estados Unidos. Mas, apesar da destrui��o, o n�mero de mortos � muito menor que o do terremoto que devastou o Haiti em janeiro.

Especialistas disseram que o Chile, localizado em uma das zonas mais s�smicas do planeta, estava melhor preparado.

Ainda assim, dezenas de pessoas continuam desaparecidas, principalmente em Juan Fern�ndez, uma ilha a 600 quil�metros da costa chilena, onde um povoado foi arrasado por ondas que invadiram at� 300 metros de terra firme.

O Chile, localizado na intersec��o de duas placas geol�gicas, foi arrasado no passado por outros terremotos. Muitos lembram o tremor de magnitude 9,6 que devastou a cidade de Valdivia em 1960, o maior j� registrado.

*Com informa��es das ag�ncias BBC, Reuters e AP

Chega a 708 o n�mero de mortos por terremoto no Chile

Homem olhas destro�os de casa em Pelluhue, a 200 km de Santiago


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir