Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-03-2010

Hillary trouxe velha política dos EUA em viagem
Maduro deu declarações à imprensa sobre visita de hillary à América Latina
Hillary trouxe velha política dos EUA em viagem
Foto: Harold Escalona/Efe

CARACAS - O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, criticou nesta quinta-feira, 4, a visita da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, aos países da América Latina e afirmou que "a fracassada viagem pela região é a continuação de uma velha política já recusada pelo continente". "Ela vem à América Latina da mesma forma como vinha seu antecessor", disse o venezuelano em alusão à administração de George W. Bush.

Maduro, porém, não deixou de criticar a gestão do atual presidente americano, Barack Obama. "Eles prometeram uma mudança nas relações com a América Latina e vêm cumprindo a mesma agenda, com os mesmo temas, uma conduta dual. Por um lado estreitam as relações e tentam passar uma imagem diferente, mas por outros têm as mesmas posições", declarou o chanceler a uma rádio.

Sobre a Venezuela particularmente, Maduro disse que a agenda americana é intervencionista. "O que Hillary vem expressando em suas intervenções públicas é que veio causar intrigas na América Latina, que veio dividir os países que têm uma união no continente, que vem criar dúvidas sobre os processos de transformação revolucionária democrática que vivemos em países como a Venezuela", concluiu o chanceler.

Últimas visitas

Hillary chegou à Costa Rica na manhã desta quinta, onde se reunirá com líderes e ministros de países da América Latina para analisar temas econômicos e a democracia regional, informou a agência AFP.

A secretária se reunirá com a presidente eleita Laura Chinchilla, que será a primeira mulher a chefiar a Costa Rica, para tratar de economia e desenvolvimento. Mais tarde, a diplomata americana se encontra com o atual mandatário Oscar Arias, que transfere o poder para Laura no dia 8 de maio.

Hillary chegou à Costa Rica depois de passar por Uruguai, Chile, Argentina e Brasil. A secretária de Estado encerra sua viagem pela América Latina na Guatemala, para onde parte na sexta-feira.

Hillary trouxe velha política dos EUA em viagem, diz Venezuela
Chanceler de Chávez classificou visitas da Secretária de Estado dos EUA como "fracassada e rejeitada"

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir