Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 06-03-2010

Em busca de audiência, Oscar amplia leque de filmes
Estatuetas do Oscar já estão posicionadas no Kodak Theatre, em Los Angeles
Em busca de audiência, Oscar amplia leque de filmes
Foto: AP

Tapete vermelho no lugar, réplicas gigantes das estatuetas douradas do lado de fora, ensaios dos apresentadores. Os preparativos para a cerimônia da 82ª edição do Oscar, que acontece na noite deste domingo (07), em Los Angeles, a partir das 23h, estão em pleno vapor. Em meio à rivalidade de "Guerra ao Terror" e "Avatar", favoritos para os principais prêmios da noite, a Academia de Hollywood apostou desde o início em uma audiência maior, com 10 indicados a melhor filme e uma dupla de apresentadores.

A mudança nas regras é uma tentativa de tornar a festa mais atraente, já que, com mais filmes no páreo, a expectativa é de que mais gente esteja torcendo na frente da televisão. Afinal de contas, quem não gostou da saga 3D de James Cameron e do conflito de Kathryn Bigelow ainda tem a chance de apostar em diretores cult como Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios") e os irmãos Coen ("Um Homem Sério"), num romance levemente clássico ("Educação") ou até numa animação ("Up - Altas Aventuras"). Sem contar o interesse dos estúdios, ávidos por poder estampar a célebre frase "indicado ao Oscar" nos cartazes de seus produtos.

Se a audiência do ano passado apresentou uma leve melhora, não quer dizer muita coisa: foi a terceira pior da história, mesmo com o galã Hugh Jackman como apresentador. Neste ano, Steve Martin e Alec Baldwin, que contracenaram juntos em "Simplesmente Complicado", assumem o posto e, aparentemente, as mudanças pegaram bem entre os anunciantes: os intervalos comerciais foram vendidos em tempo recorde, com valores em torno de US$ 1,5 milhão, maiores do que nas últimas edições.

A aposta na dupla pode ser encarada como uma volta ao estilo cômico que sempre foi uma característica da festa, marcada pelas performances de Bob Hope, Jerry Lewis, Jack Lemmon e Chevy Chase. Martin já apresentou o Oscar duas vezes em 2001 e 2003, enquanto Baldwin vive um dos melhores momentos de sua carreira na série "30 Rock". Também fazem parte do time de apresentadores os comediantes Ben Stiller, Tina Fey e Steve Carrell (Sacha Baron Cohen, o Borat, foi vetado na última hora).

Na conta de celebridades, estão confirmadas no Kodak Theatre as presenças de Charlize Theron, John Travolta, Robert Downey Jr, Sean Penn e Gerard Butler, além de, para contrabalancear, jovens estrelas para atrair a parcela infanto-juvenil, como Miley Cyrus, Zack Efron e Taylor Lautner e Kristen Stewart, astros de "Crepúsculo".

Disputas principais

Vencedor dos prêmios dos sindicados dos produtores, diretores e roteiristas, "Guerra ao Terror" é o franco favorito da noite – jamais um filme que conquistou essa trinca deixou de levar o Oscar principal. "Avatar" faturou 135 vezes mais nas bilheterias, a maior da história, mas é difícil alguém tirar a estatueta da diretora Kathryn Bigelow. Nos últimos 40 anos, três produções sobre guerra levaram o Oscar: "Patton - Rebelde ou Herói" (1970), "O Franco Atirador" (1978) e "Platoon" (1986).

O filme, no entanto, sofreu alguns baques na última semana. Foi amplamente criticado por veteranos do Iraque, por não ser fiel à realidade, um dos produtores disparou um e-mail aos membros da Academia pedindo votos e, por último, um sargento garante que o jornalista Mark Boal escreveu o roteiro baseado em sua vida. Mas nada disso deve influenciar os eleitores, já que as últimas cédulas foram enviadas na última terça-feira.
"Não acredito que Kathryn Bigelow perca o prêmio de diretora", opinou Pete Hammon, crítico da revista Maxim e do site The Envelope, ao comentar a categoria em que, além de Cameron, também estão na disputa Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios"), Lee Daniels ("Preciosa") e Jason Reitman ("Amor sem Escalas"). O cineasta espanhol Pedro Almodóvar que apresentará a categoria de filme estrangeiro, também acredita em Bigelo, mas prevê que "Avatar" ficará com o Oscar de melhor filme.

Na categoria melhor atriz, apesar do favoritismo de Sandra Bullock por "Um Sonho Possível", que já levou o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores, não se descarta uma surpresa com uma vitória de Meryl Streep ("Julie & Julia"). Entre os atores, não parece haver adversário para o cantor country de Jeff Bridges em "Coração Louco".

Transmitida ao vivo para mais de 200 países, a cerimônia do Oscar será exibida no Brasil pelo canal a cabo TNT e pela rede Globo, depois do programa "Big Brother Brasil". Acompanhe os premiados e desdobramentos no especial do iG do Oscar 2010.

Em busca de audiência, Oscar amplia leque de filmes e aposta no humor em 2010

Estatuetas do Oscar já estão posicionadas no Kodak Theatre, em Los Angeles

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir