Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 07-03-2010

Sobe para 38 o número de mortos durante eleições no Iraque
Iraquianos inspecionam local atingido por explosão em Bagdá, neste domingo (7)
Sobe para 38 o número de mortos durante eleições no Iraque
Foto: Ahmad Al-Rubaye / AFP

Pelo menos 38 pessoas morreram, neste domingo (7), durante a votação das eleições parlamentares no Iraque, informou o Ministério do Interior. Mais de 100 pessoas ficaram feridas nas explosões de bombas e granadas que ocorreram após a abertura dos colégios eleitorais até o fim das votação, às 17 horas locais (11h de Brasília).

O país já havia proibido a circulação de veículos desde a noite de sábado (6) até a madrugada de segunda-feira (8) para prevenir distúrbios durante as eleições.

Entre as vítimas, quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas em uma explosão que atingiu um prédio residencial, em Bagdá. Uma segunda explosão destruiu outro prédio e matou pelo menos 12 pessoas. Oito ficaram feridos. As razões que teriam levado à explosão desses edifícios não foram divulgadas.

A segurança foi reforçada em todo o país: a fronteira com o Irã foi fechada e milhares de soldados foram destacados para acompanhar a votação em várias localidades. Antes de entrar nos postos de votação, iraquianos eram revistados.

Retirada de tropas
Militantes sunitas prometeram inviabilizar a votação, num dos muitos desafios para estabilizar o Iraque antes da retirada das tropas norte-americanas.

O rumo político do Iraque será decisivo para os planos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para reduzir o número de soldados norte-americanos no país nos próximos meses e retirá-los por completo no fim de 2011. Empresas de petróleo, que planejam investir bilhões no Iraque, também acompanham os desdobramentos.

Eleições
Cerca de 19 milhões de iraquianos estão aptos a votar, dentre uma população aproximada de 30 milhões de pessoas.

Mais de 6 mil candidatos nomeados por 86 entidades políticas disputam 325 cadeiras no Conselho Representativo. Nas eleições de 2005 eram 275 cadeiras. Do total de candidatos, 1,7 mil mulheres disputam 81 cadeiras.

Esta é a segunda eleição parlamentar no Iraque desde a invasão liderada pelos Estados Unidos, em 2003, que derrubou o então presidente Saddam Hussein. A primeira eleição, em 2005, levou Nouri Maliki ao cargo de primeiro-ministro.

*(Com informações da AFP e da Reuters)

Sobe para 38 o número de mortos durante eleições no Iraque
Mais de 100 pessoas ficaram feridas em explosões de bombas e granadas.
Militantes sunitas ameaçavam inviabilizar votação, encerrada às 11 horas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir