Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 07-03-2010

OAB cancela segunda fase do exame de Ordem por suspeita de vazamento
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, em imagem de arquivo
OAB cancela segunda fase do exame de Ordem por suspeita de vazamento
Foto: Eugenio Novaes/divulga��o

Fausto Carneiro e Nathalia Passarinho

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou neste domingo (7) o cancelamento das provas da segunda fase do exame de Ordem, que habilita bachar�is de direito a exercerem a advocacia. A corre��o das provas havia sido suspensa na �ltima ter�a (2) devido a suspeitas de vazamento de gabarito. O novo exame ser� realizado no dia 11 de abril.

Segundo as den�ncias, um candidato teria tido acesso � prova antes de sua aplica��o, no dia 28 de fevereiro passado. O vazamento teria sido da prova pr�tica de Direito Penal. O exame foi aplicado de forma unificada em todo o pa�s. No total, 18,7 mil candidatos fizeram as provas em 155 locais. Em Osasco, cidade onde teria sido detectada a suposta fraude, 152 bachar�is foram aprovados para a segunda fase do exame.

"A anula��o � para preservar a imagem da Ordem, a credibilidade do exame e, sobretudo, tamb�m preservar a qualidade dos colegas que v�o entrar na profiss�o, disse Ophir Cavalcanti. "� muito mais seguro para todos que esse exame seja refeito."

A prova cancelada neste domingo � a terceira de 2009 �todos os anos, a Ordem realiza tr�s exames de hablita��o de bachar�is. Segundo o presidente da institui��o, a nova proiva deve custar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil para ser realizada.

"Preferimos pecar por excesso do que pecar por omiss�o. Para manter a lisura do exame, para preservar o pr�prio direito dos candidatos no futuro, para n�o ficarem com sua entrada na Ordem sub judice, se preferiu tomar essa decis�o. � uma decis�o dura, n�s lamentamos que tenha acontecido", disse o presidente da OAB.

Preferimos pecar por excesso do que pecar por omiss�o. Para manter a lisura do exame, para preservar o pr�prio direito dos candidatos no futuro, para n�o ficarem com sua entrada na Ordem sub judice, se preferiu tomar essa decis�o. � uma decis�o dura, n�s lamentamos que tenha acontecido.

Segundo Ophir, os estudantes ser�o notificados individualmente pela OAB sobre o cancelamento e a nova data do exame. A Ordem ainda vai publicar editais em jornais em todo o pa�s. "Todas as pessoas ter�o seus direitos preservados. Todos poder�o fazer a prova, sem qualquer �nus", afirmou.

Todas as pessoas ter�o seus direitos preservados. Todos poder�o fazer a prova, sem qualquer �nus.

A decis�o sobre o cancelamento da prova foi tomada pelo Col�gio de Presidentes das 27 Seccionais da OAB, em reuni�o em Bras�lia. Al�m da decis�o, o caso est� sendo investigado pela Pol�cia Federal a pedido da OAB, que pediu ainda uma sindic�ncia ao Centro de Sele��o e Promo��o de Eventos da Universidade de Bras�lia (Cespe/UnB), que realiza o exame em parceria com a institui��o.

De acordo com Ophir, "n�o pode haver qualquer afirma��o de que houve qualquer vazamento no Cespe nesse momento". "O Cespe est� hoje trabalhando para que a haja uma seguran�a ainda maior para que fraude n�o se repita. Temos que lutar sempre contra esses inimigos."

O presidente da OAB tamb�m descartou que o vazamento tenha ocorrido na seccional da institui��o em S�o Paulo. "Em rela��o a S�o Paulo, j� uma conclus�o de que n�o houve qualquer envolvimento da seccional no caso", disse.

As investiga��es feitas pela Pol�cia Federal est�o sendo mantidas em sigilo. "Dentre em breve, com toda a tecnologia que a Pol�cia Federal tem, teremos uma solu��o para isso", declarou Ophir Cavalcante.

OAB cancela segunda fase do exame de Ordem por suspeita de vazamento
Corre��o da prova havia sido suspensa por suspeita de vazamento.
No total, 18,7 mil candidatos devem realizar novo exame em 11 de abril.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir