Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 07-03-2010

Microsoft ficará na China apesar de problemas do Google
Ministro diz que país está conversando com Google para resolver atrito.
Microsoft ficará na China apesar de problemas do Google
Foto: http://www.izone-ks.pt

A Microsoft vai manter sua estratégia de desenvolvimento para o mercado de buscas de internet na China, não importa como termine a polêmica entre o Google e Pequim.

A Microsoft manteve relativa discrição na China desde que o Google anunciou que pode deixar o país devido a problemas de censura e depois de afirmar ter sofrido um ataque contra seus sistemas que, acredita a empresa, teve origem na China.

O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, havia declarado anteriormente que sua empresa não tinha planos para sair da China, indicando ser improvável que ela acompanhasse o exemplo do Google na contestação ao sistema chinês que força empresas de internet a praticar autocensura em seus sites com relação a assuntos delicados.

"Não importa que o Google fique ou não, nós promoveremos agressivamente nossos produtos de busca de computação em nuvem (na China)", disse Zhang Yaqin, presidente do grupo de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft na região Ásia-Pacífico, em entrevista à Reuters na sexta-feira (5), durante a sessão de abertura do Congresso Nacional do Povo, o legislativo chinês, em Pequim.

A China está conversando com o Google para resolver a disputa, disse o ministro Li Yizhong, do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), durante a sessão. Uma porta-voz do Google se recusou a confirmar ou negar que houvesse discussões em curso.

"Não vamos comentar sobre quaisquer discussões com o governo chinês", afirmou ela.

O Google lançou versão em chinês de seu site em 2006 e cumpre as leis locais que requerem censura de determinadas formas de conteúdo, tais como pornografia e assuntos sensíveis, a exemplo do movimento espiritual Falun Gong, que foi banido por Pequim, e da independência do Tibete.

A Microsoft e concorrentes locais como a Baidu, líder do setor chinês de buscas, e Sohu, devem cumprir as mesmas leis. O Google detém cerca de 31,3 por cento do mercado chinês de buscas, ante 63,9 por cento para a Baidu, de acordo com a Analysis Internacional.

Microsoft ficará na China apesar de problemas do Google
Ministro diz que país está conversando com Google para resolver atrito.
"Não importa que o Google fique ou não", diz executivo da Microsoft.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir