Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 07-03-2010

Saúde inicia vacinação contra H1N1 nas aldeias de Aquidauana
A Gerência Municipal de Saúde e Saneamento inicia amanhã, segunda-feira (8), a vacinação contra o vírus da gripe H1N1.
Saúde inicia vacinação contra H1N1 nas aldeias de Aquidauana
Foto: www.aquidauananews.com

A Gerência Municipal de Saúde e Saneamento inicia amanhã, segunda-feira (8), a vacinação contra o vírus da gripe H1N1. O primeiro grupo, preconizado pelo Ministério da Saúde a ser vacinado é formado por profissionais que trabalham na rede de atenção a saúde e para indígenas do município.

De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica, Marta Dionina, Aquidauana recebeu, para a primeira etapa, quase 6 mil doses da vacina. "Vamos começar a vacinação nas aldeias como preconiza o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde", afirma.

Segundo ela, além dos indígenas e profissionais de Saúde, a cobertura vacinal se estenderá as gestantes, portadores de doenças crônicas, crianças de 06 meses a menores de 2 anos, pessoas saudáveis de 20 a 29 anos, e maiores de 60 anos portadores de doenças crônicas.

A vacinação começa nesta segunda-feira (08) na Aldeia Água Branca. Na terça-feira (09) serão vacinados os terena da Aldeia Ipegue. Na quarta (10) e quinta-feira (11) serão aplicadas as doses, respectivamente, nas Aldeias Limão Verde e Bananal.

Na segunda-feira (15) serão contempladas as Aldeias Lagoinha e Água Branca e na terça-feira (16) as aldeias Bananal e Colônia Nova. No dia 17 continua a vacinação na Colônia Nova e na Aldeia Ipegue. Nos dias 18 e 19 a equipe da Saúde imuniza os indígenas da aldeia Morrinho e Imbirussú e Limão Verde e Córrego Seco.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 5.413 indígenas e 465 profissionais de saúde devem ser vacinados em Aquidauana. O objetivo da vacinação não é evitar a transmissão do vírus, mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos. A expectativa é imunizar pelo menos 80% da população contra a gripe.

Saúde inicia vacinação contra H1N1 nas aldeias de Aquidauana.

A Gerência Municipal de Saúde e Saneamento inicia amanhã, segunda-feira (8), a vacinação contra o vírus da gripe H1N1.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir