Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-03-2010

Procuradoria recomenda que ex-deputado preso assuma vaga
Geraldo Naves (DEM), enquanto ainda exercia mandato na C�mara Legislativa do DF
Procuradoria recomenda que ex-deputado preso assuma vaga
Foto: V. Figueir�do/CLDF

Rafael Targino e Rita Yoshimine

A Procuradoria da C�mara Legislativa do Distrito Federal emitiu um parecer nesta quarta-feira (10) em que afirma que o ex-deputado Geraldo Naves (DEM), preso desde o m�s passado acusado de participar da tentativa de suborno a uma testemunha do mensal�o do DEM de Bras�lia, deve assumir a vaga aberta com a ren�ncia de Junior Brunelli (PSC), protagonista do que ficou conhecido como "ora��o da propina."

"S� o Geraldo Naves pode tomar posse, porque � um ato pessoal. N�o � uma procura��o", disse Fernando Nazar�, procurador substituto da Casa. Naves � o primeiro suplente de Brunelli.

Segundo ele, o Superior Tribunal de Justi�a (STJ) precisa liber�-lo da pris�o, mesmo que temporariamente. "Como ele est� preso, precisa de uma autoriza��o judicial para ser escoltado at� a C�mara, tomar posse e voltar para a pris�o", afirmou Nazar�.

Como Brunelli renunciou, Naves assumiria o mandato em definitivo. Ele era suplente de Paulo Roriz (DEM) quando virou deputado pela primeira vez neste ano.

Mensal�o do DEM
O esc�ndalo do mensal�o do DEM de Bras�lia, tamb�m investigado pela CPI, come�ou no dia 27 de novembro, quando a Pol�cia Federal deflagrou a opera��o. No inqu�rito, o governador afastado Jos� Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) � apontado como o comandante de um esquema de distribui��o de propina a deputados distritais e aliados.

Arruda est� preso na Superintend�ncia da Pol�cia Federal desde o dia 11 de fevereiro por ordem do Superior Tribunal de Justi�a (STJ), acusado de tentar subornar uma testemunha do caso.

O vice-governador Paulo Oct�vio, que assumiu o cargo interinamente, renunciou no dia 23 de fevereiro. Com a ren�ncia, o cargo de governador interino do Distrito Federal foi assumido pelo presidente da C�mara Legislativa, Wilson Lima (PR).

Procuradoria recomenda que ex-deputado preso assuma vaga na C�mara do DF
Geraldo Naves (DEM) � acusado de tentar subornar testemunha.
Ele entraria na vaga de Junior Brunelli, que renunciou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir