Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-03-2010

Brasil terá 6,2 milhões depessoas sem emprego em 2010
Ipea prevê ainda falta de mão de obra qualificada em quatro setores
Brasil terá 6,2 milhões depessoas sem emprego em 2010
Foto: http://www.executivo.guarda.pt

Raphael Hakime

O Brasil deve terminar o ano de 2010 com cerca de 6,2 milhões de pessoas sem emprego, segundo projeção do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta quarta-feira (10). No total, deverão ser gerados 2 milhões de novos postos de trabalho no país ao longo deste ano, o que não será suficiente para suprir a demanda por empregos. O Ipea estima uma oferta de 24,8 milhões de pessoas para mão de obra, mas haverá vagas apenas para 18,6 milhões – já considerando a criação dos novos postos.

O total de desempregados previsto para o ano corresponde a 5,5 milhões de pessoas sem qualificação ou experiência profissional. Além deles, há outros 653 mil trabalhadores com instrução. Os setores mais afetados pelo excesso de gente e falta de vaga serão a indústria, transportes, administração pública, agricultura e outros serviços coletivos e pessoais (caso das empregadas domésticas, por exemplo).

Por outro lado, quatro setores estudados pelo Ipea terão falta de mão de obra especializada. De acordo com Marcio Pochmann, presidente do Ipea, "a última vez que o Brasil sofreu com a falta de mão de obra especializada foi no milagre econômico". O presidente informou que os setores que mais sofrerão com a escassez serão alojamento e alimentação, comércio e reparação (serviços), construção e educação e saúde.

- Isso é um bom problema. Faz muito tempo que o Brasil não se depara com o constrangimento de gerar vagas e, talvez, não ter quem contratar. Isso exige um repensar das políticas públicas para que o Brasil esteja preparado numa trajetória de crescimento continuada não ter problemas de crescimento vinculados à escassez de mão de obra qualificada.

Rotatividade

O número alto de pessoas que deve perder o emprego em 2010 também é motivo de preocupação para o Ipea. Segundo Pochmann, essa movimentação do mercado representa quase 40% da população economicamente ativa e está aumentando.

- A rotatividade se deve à facilidade que temos no Brasil hoje de demitir e contratar. As empresas demitem, inclusive, sem motivo, assim como o trabalhador também pode abandonar o vínculo trabalhista na hipótese de encontrar um emprego melhor. A necessidade de haver mais identidade entre trabalhador e empresa é um problema das relações de trabalho brasileiras.

Copa do Mundo em xeque

Apesar da estimativa de que 653 mil pessoas qualificadas ficarão sem emprego em 2010, o setor de alojamento e alimentação vai precisar de pelo menos 45 mil trabalhadores no Brasil – e não terá gente qualificada para preencher esses postos. Segundo Pochmann, essa escassez de pessoal treinado em restaurantes e hospedagem preocupa para a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014.

- Esse estudo visa subsidiar um melhor planejamento do Brasil em termos de qualificar sua mão de obra tendo em vista investimentos que estão sendo feitos. Do contrário, se não estivermos preparados, não conseguiremos atender aquilo que se espera do Brasil em dar conta de grandes eventos internacionais em termos de uma mão de obra adequada ao perfil das contratações.

Brasil terá 6,2 milhões depessoas sem emprego em 2010
Ipea prevê ainda falta de mão de obra qualificada em quatro setores

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir