Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-03-2010

Muita gente quer apoio do governo brasileiro, diz Amorim
O ministro Celso Amorim nesta quarta-feira, durante encontro com o ministro das Rela��es Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, em Bras�lia
Muita gente quer apoio do governo brasileiro, diz Amorim
Foto: Valter Campanato/ABr

O ministro das Rela��es Exteriores, Celso Amorim, defendeu nesta quarta-feira (10) as declara��es do presidente Luiz In�cio Lula da Silva criticando a greve de fome de presos pol�ticos cubanos.

Amorim disse que entendia a declara��o de Lula sobre a greve de fome como uma "autocr�tica", j� que o pr�prio presidente j� adotou a pr�tica no passado.

Em entrevista � ag�ncia de not�cias Associated Press nesta ter�a-feira (9), o presidente classificou a greve de fome como "uma insanidade", criticou a medida adotada por dissidentes cubanos na tentativa de conseguir a liberdade e acabou os comparando a "bandidos de S�o Paulo". "Acredito que a greve de fome n�o pode ser usada como um pretexto de direitos humanos para libertar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em S�o Paulo entrassem em greve de fome e pedissem a liberdade", disse.

Sobre os pedidos feitos pelo menos duas vezes no �ltimo m�s para que Lula intercedesse em favor dos dissidentes de Cuba e ajudasse a acabar com a greve de fome de prisioneiros, Amorim disse que "tem muita gente que quer o apoio do governo brasileiro."

"Uma coisa � voc� defender a democracia, os direitos humanos, o direito de falar. Outra coisa � voc� sair dando apoio a tudo o que � dissidente de todo o mundo. Isso n�o � papel," explicou o ministro.

A declara��o de Lula � AP foi criticada pela OAB nesta quarta, que afirmou que "� despropositada, pois tenta banalizar um recurso extremo que �, ao mesmo tempo, um s�mbolo de resist�ncia a um regime autorit�rio que n�o admite contesta��es", disse o presidente da entidade, Ophir Cavalcante.

Sobre o regime cubano, Amorim declarou: "Se algu�m est� interessado em fazer uma evolu��o pol�tica em Cuba, eu tenho uma receita muito r�pida: acabem o embargo."

Dissidentes
A �ltima visita de Lula a Cuba, no m�s passado, come�ou pouco depois da morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, que estava em greve de fome. Houve um pedido para que Lula intercedesse em favor dos dissidentes e de Tamoyo. O presidente afirma que nunca recebeu esse pedido, e n�o tocou no assunto enquanto estava em Cuba, atitude muito criticada.

Houve um segundo pedido de ajuda, feito nesta ter�a, para que ele interceda em favor dos dissidentes e ajude a acabar com a greve de fome de outro cubano, Gilhermo Farinas. Farinas est� em greve de fome desde 24 de fevereiro, na cidade de Santa Clara.

(Colaborou Claudia Bomtempo, da TV Globo)

Muita gente quer apoio do governo brasileiro, diz Amorim sobre dissidentes
Ministro disse que cr�tica � greve de fome feita por Lula foi "auto-cr�tica".
Lula compara dissidentes de Cuba, que pedem sua ajuda, a presos em SP.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir