Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-03-2010

Violência aumenta no litoral
Avalia o delegado de Itapemirim Fabrício Chartone, que diante da pesquisa...
Violência aumenta no litoral
Fabrício Chartone
Foto: José Rubens Brumana

Avalia o delegado de Itapemirim Fabrício Chartone, que diante da pesquisa que constatou diminuição somente nos municípios de Guarapari e Anchieta, pertencentes ao litoral sul. Em todos acentuaram outros tipos de crimes.

O delegado afirma que é assustador o crescimento da criminalidade, e que as razões são muitas e complexas. Não sabe precisar o motivo que a polícia não contem essa avalanche de criminalidade. Setores da sociedade atribuem a falta de policiamento em algumas localidades. Pontua a impunidade como um dos fatores de crescimento. Chartone tem plena convicção que o uso do "crack" é o estimulante para muitos crimes bárbaros, O delegado ressalta que políticas públicas diferenciadas e o uso de inteligência para combater o crime podem melhorar esse quadro desesperador. Segundo dados 70% dos crimes tem relação direta com o tráfico de drogas.

Essa questão da violência no litoral levou a vereadora Ida Gazzani(PSDB) a questionar na Câmara de Vereadores de Marataízes, que o efetivo de PM só acontece na alta temporada, mas deixa a desejar fora da temporada de verão.

O major Assis comandante da 9º Companhia Independente, sediada em Barra do Itapemirim, diz que a respeito da posição da vereadora, existe um esforço para que o efetivo aumente a partir de abril para melhorar o policiamento nos municípios de Rio Novo do Sul, Kennedy, Itapemirim e Marataízes.

Para o secretário de Segurança e Trânsito de Marataízes Marcos Gazzani, as câmeras de videomonitoramento pode ser uma importante arma contra o crime. Mas, espera uma cobertura maior da PM para que o sistema funcione. O secretário diz que a ressalva em relação a PM é no sentido de construir uma parceria ágil no momento do delito. Assegura que no geral considera a atuação da PM positiva em nosso município.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir