Categoria Religião  Noticia Atualizada em 20-03-2010

Em carta a católicos irlandeses, papa pede perdão por abusos sexuais
Papa Bento XVI ouve seu secretário particular Georg Gaenswein durante a audiência semanal na Praça de São Pedro
Em carta a católicos irlandeses, papa pede perdão por abusos sexuais
Foto: Andreas Solaro / AFP 17-03-2010

O papa Bento XVI afirma em carta pastoral enviada aos católicos da Irlanda que os bispos daquele país cometeram "graves erros de julgamento" no que diz respeito a casos de abuso sexual cometidos por religiosos e pediu ação decisiva, honestidade e transparência.

O pontífice pediu perdão às vítimas e anunciou uma investigação formal das dioceses e seminários envolvidos em escândalos sexuais. Nas últimas semanas, o Vaticano tem sido obrigado a lidar com uma série de acusações não só na Irlanda, mas também na Alemanha, Áustria e Holanda.

"Vocês sofreram gravemente e eu verdadeiramente sinto muito... Eu abertamente expresso a vergonha e o remorso que todos nós sentimos", afirma o papa na carta pastoral. "Eu só posso compartilhar a consternação e o sentimento de traição que tantos entre vocês vivenciaram ao tomar conhecimento desses atos pecaminosos e criminosos e da forma como as autoridades eclesiásticas na Irlanda lidaram com eles", declarou Bento XVI.

Ele anunciou uma "visita apostólica" de algumas dioceses, seminários e ordens religiosas no país, mas não respondeu à pressão para que os bispos envolvidos sejam afastados.

Visitas apostólicas são espécies de inquéritos em que inspetores encontram-se com bispos, diretores de seminários e conventos e responsáveis por paróquias para revisar a forma como certos assuntos foram conduzidos no passado. O resultado são sugestões de mudança de conduta ou até mesmo ações disciplinares.

Em carta a católicos irlandeses, papa pede perdão por abusos sexuais
"Abertamente expresso a vergonha e o remorso que todos nós sentimos."
Bento XVI ordenou ‘visita pastoral’ a dioceses e seminários na Irlanda.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir