Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-03-2010

R.Unido confirma expulsão de diplomata israelense
Londres, 23 mar (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores do Reino Unido, David Miliband, confirmou hoje a expulsão do país de um diplomata israelense.
R.Unido confirma expulsão de diplomata israelense
Foto: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/03/23/reino-uni


A medida é uma represália à conivência de Israel na falsificação dos passaportes britânicos usados pelos supostos assassinos do líder do Hamas Mahmoud Al-Mabhuh, encontrado morto em um quarto de hotel de Dubai em janeiro deste ano.

Em declarações na Câmara dos Comuns, o ministro classificou como "intolerável" o uso ilícito dos documentos em um caso que esfriou as relações entre ambos os países.

Em seu discurso no Parlamento, Miliband afirmou ter "motivos convincentes" para crer que Israel foi "responsável" pela operação.

O titular de Assuntos Exteriores disse que se reuniu na segunda-feira com seu colega israelense, Avigdor Liberman, e lhe pediu uma carta com garantias de que este tipo de ato "não se repetirá".

Após uma "investigação extremamente profissional", a agência britânica para o crime organizado (Soca, na sigla em inglês) concluiu que os passaportes usados pelos supostos assassinos do líder do movimento islamita foram "cópias de passaportes britânicos autênticos", disse Miliband.

Segundo o ministro, era "muito provável" que "um serviço de inteligência estatal" estivesse por trás da falsificação, em uma "operação muito sofisticada".

Miliband considerou o ocorrido como um ato de "profundo desprezo em relação à soberania do Reino Unido".

O fato de Israel ser "um Estado amigo", acrescentou, faz com que "o insulto seja mais doloroso".

Apesar de tais declarações, Miliband assegurou que o Reino Unido continuará trabalhando com Israel, especialmente em relação "à ameaça nuclear iraniana", mas aproveitou para dizer que essa relação "deve ser baseada na confiança mútua".

Após saber da utilização de passaportes britânicos com os nomes de cidadãos do Reino Unido residentes em Israel, Miliband exigiu uma investigação do Governo israelense, que negou o tempo todo que o Mossad, seu serviço secreto no exterior, tivesse cometido o assassinato.

A investigação britânica determinou que os documentos foram copiados após serem retirados momentaneamente de seus titulares nos controles aeroportuários de entrada em Israel.

Esta não é a primeira vez que o Reino Unido expulsa um diplomata israelense.

Em junho de 1988, um membro da embaixada de Israel em Londres foi expulso do Reino Unido por seu suposto envolvimento em uma operação do Mossad que pretendia localizar um membro da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) como agente duplo em solo britânico. EFE



Londres, 23 mar (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores do Reino Unido, David Miliband, confirmou hoje a expulsão do país de um diplomata israelense.
R.Unido confirma expulsão de diplomata israelense

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir