Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-03-2010

Discussão sobre caças é necessária devido a valor e ano eleitoral, diz Lula
Presidente Lula e o rei da Suécia, Carl XVI, durante encontro no Palácio Itamaraty nesta quarta (22)
Discussão sobre caças é necessária devido a valor e ano eleitoral, diz Lula
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nathalia Passarinho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24) que as discussões sobre a compra dos caças que vão equipar a Força Aérea Barsileira (FAB) são importantes porque o Brasil está em ano eleitoral, o valor do negócio é muito alto –pode chegar a U$ 10 bilhões– e a conta ficará para o próximo governo.

"Temos apenas que ter o cuidado necessário porque estamos em ano eleitoral e uma coisa desta envergadura não pode ser especulação política, vamos ter de conversar com todos os setores da sociedade. Depois vamos tomar a decisão", disse Lula.

Lula recebeu nesta tarde a visita do rei Carl XVI, da Suécia, e da rainha Silvia. No encontro, o rei da Suécia defendeu os caças produzidos em seu país. A conversa ocorreu durante reunião entre o sueco, Lula e os ministros de Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Defesa, Nelson Jobim.

Os suecos disputam com França e Estados Unidos o contrato para a venda de 36 caças ao Brasil. O governo já manifestou interesse pelas aeronaves francesas, mas ainda não fechou contrato.

"Obviamente o rei da Suécia fez o que fazem todas as pessoas que conheço fazem nessas reuniões. Vou encontrar com o [presidente da Rússia, Dmitry] Medezedev e ele vai falar sobre os aviões russos, no negócio dos BRIC, vou encontrar com o [Barack] Obama para discutir a questão nuclear, ele vai falar sobre os aviões americanos, vou encontrar com o [Nicolas] Sarkozy e ele vai falar dos aviões franceses. É importante cada um vai falando, quem sabe assim os preços vão caindo, e a gente vai conversando", disse o presidente.

O ministro Jobim está consultando as secretarias do próprio Ministério da Defesa sobre o estudo feito pelo comando da Aeronáutica. Aí vamos convocar o Conselho de Defesa. Aí eu vou tomar a decisão no momento adequado. O Brasil pelo tamanho que tem precisa de caças e precisa modernizar seus aviões e vamos fazer o que for melhor.

Lula disse ainda que a decisão sobre os caças será tomada "no momento adequado". Ele informou que o ministro da Defesa está consultando secretárias do próprio ministério sobre o estudo feito pelo comando da Aeronáutica. Relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) aponta que a proposta dos caças franceses é "mais consistente".

"O ministro Jobim está consultando as secretarias do próprio Ministério da Defesa sobre o estudo feito pelo comando da Aeronáutica. Aí vamos convocar o Conselho de Defesa. Aí eu vou tomar a decisão no momento adequado. O Brasil pelo tamanho que tem precisa de caças e precisa modernizar seus aviões e vamos fazer o que for melhor", disse.

Discussão sobre caças é necessária devido a valor e ano eleitoral, diz Lula
Lula disse que rei da Suécia defendeu caças de seu país.
"É muito dinheiro que será pago pelo governo", afirmou o presidente.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir