Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 26-03-2010

"Explosão" causa naufrágio de navio sul-coreano e Coreia do Norte é suspeita
General sul-coreano rejeita responder perguntas sobre incidente

Foto: Reuters

Um navio da Coreia do Sul com 104 pessoas a bordo naufragou na costa oeste, perto da Coreia do Norte, e mais de 50 marinheiros já foram resgatados. A exata causa da explosão não está clara, mas há relatos de que uma explosão teria acontecido na popa do navio.

Mais cedo, a emissora sul-coreana YTN TV afirmou que o governo de Seul investigava se o incidente foi consequência de um ataque com um torpedo da Coreia do Norte, mas o Ministério da Defesa da Coreia do Sul não confirmou as informações oficialmente.

Também ainda não há confirmação oficial de relatos da agência Yonhap de que um outro navio sul-coreano disparou em direção a uma embarcação norte-coreana no Mar Amarelo, depois do suposto ataque com torpedo.

De acordo com a mesma agência, o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, que convocou uma reunião de emergência depois do naufrágio, ordenou que o comando militar se atenha ao resgate dos marinheiros. Enquanto isso, a força policial está em alto alerta na capital do país, Seul.

O navio afundou perto da ilha de Baengnyeong, controlada por Seul, indicou a agência Yonhap citando autoridades navais.

O aparente confronto ocorre em um momento de tensão entre os dois países. Nas últimas semanas, a Coreia do Norte vinha dizendo que está aumentando suas defesas em resposta a exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos realizados neste mês.

Além disso, negociações internacionais para pôr fim às ambições nucleares do país estão em um impasse há meses.

*Com informações da BBC, EFE e AFP

"Explosão" causa naufrágio de navio sul-coreano e Coreia do Norte é suspeita

General sul-coreano rejeita responder perguntas sobre incidente

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir