Categoria Policia  Noticia Atualizada em 30-03-2010

Libertação de refém das Farc pode ser adiada
Josué Calvo (C) foi libertado no domingo. Agora é a vez de Pablo Emilio Moncayo
Libertação de refém das Farc pode ser adiada
Foto: Eitan Abramovich/ AFP

A entrega de um dos mais antigos reféns das Farc a uma comissão humanitária nas selvas do sul colombiano poderá ser adiada por causa das condições climáticas da região, onde chove muito, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a agência France Presse.

Como previsto inicialmente, um dos dois helicópteros brasileiros que participam na operação deveria partir às 9hs (11hs de Brasília) levando a bordo uma comissão humanitária que receberá o cabo Pablo Emilio Moncayo, sequestrado pelas Farc há 12 anos e quatro meses.

A primeira etapa da operação foi realizada no domingo, quando houve o resgate do soldado profissional Josué Daniel Calvo Sánchez.

A expectativa é que a operação seja realizada a partir das 18h, de acordo com informações do Alto Comissariado pela Paz e o Alto Conselho de Reintegração, da Cruz Vermelha Internacional e das Forças Armadas. Pelos dados de especialistas brasileiros, ainda restam 20 militares em poder das Farc, informou a Agência Brasil.

Libertação

Para a libertação de Calvo, que há 11 meses estava em poder das Farc, houve uma ação conjunta da senadora Piedad Córdoba - que lidera as negociações com as Farc e faz oposição ao governo da Colômbia -, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e dos militares brasileiros.

Para a ação ser efetivada o Exército colombiano suspendeu as ações no Sul do país, de modo a evitar confrontos com os guerrilheiros.

Redação: Fábio Mendes

Libertação de refém das Farc pode ser adiada

Josué Calvo (C) foi libertado no domingo. Agora é a vez de Pablo Emilio Moncayo


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir