Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-03-2010

Barroso nega "intervenção directa" no caso dos submarinos
Barroso é referido na investigação, segundo a Der Spiegel.
Barroso nega
Foto: http://economico.sapo.pt

O antigo primeiro-ministro português disse hoje que "não teve qualquer intervenção directa" na compra dos submarinos.

Através de um porta-voz, Durão Barroso, actual presidente da Comissão Europeia, fez saber que "não teve qualquer intervenção directa ou pessoal" na compra dos dois submarinos, além da participação na decisão firmada em conselho de ministros.

"Venho esclarecer que o dr. José Manuel Durão Barroso se abstém de qualquer comentário a um caso que corre atualmente na justiça alemã", disse Leonor Ribeiro da Silva, porta-voz do presidente da Comissão Europeia.

A responsável acrescentou que Durão Barroso "quer, no entanto, clarificar que, para além da participação na decisão tomada coletivamente em conselho de ministros, ele não teve qualquer intervenção direta ou pessoal neste âmbito".

O presidente da Comissão Europeia reconhece que "conheceu o cônsul honorário de Portugal em Munique, como aliás esteve em contacto com muitos outros representantes do Estado português no estrangeiro", mas sublinha que "não foi, no entanto, nunca por ele abordado sobre este processo".

O nome do actual presidente da Comissão Europeia é referido pela revista alemã "Der Spiegel", que deu ontem conta de uma investigação judicial sobre a venda de dois submarinos a Portugal na altura em que Durão Barroso era primeiro-ministro e Paulo Portas ministro da Defesa.

O processo, segundo a mesma publicação, investiga indícios de subornos e contratos de consultoria falsos e já motivou a suspensão do cônsul honorário de Portugal em Munique que, em declarações à Lusa, disse desconhecer as acusações de que é alvo e não saber sequer que está suspenso.

Ainda de acordo com a "Der Spiegel", o cônsul terá conseguido reunir Durão Barroso, em 2002 enquanto primeiro-ministro, com representantes da Ferrostaal, uma das empresas concorrentes ao negócio.

Barroso nega, contudo, qualquer envolvimento no processo para além de ter corroborado a compra dos submarinos em conselho de ministros.

Barroso nega "intervenção directa" no caso dos submarinos

Barroso é referido na investigação, segundo a Der Spiegel.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir