Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-03-2010

Grupo islamita Emirado do Cáucaso reivindica atentados
Imagem divulgada pelo SITE mostra Doku Umarov, líder do Emirado do Cáucaso: autor dos atentados de Moscou
Grupo islamita Emirado do Cáucaso reivindica atentados
Foto: AFP

DUBAI — O chefe do movimento islamita Emirado do Cáucaso, Doku Umarov, reivindicou o duplo atentado suicida que deixou 39 mortos na segunda-feira no metrô de Moscou, informou nesta quarta-feira o Centro Americano de Vigilância de Páginas Islâmicas na Internet (SITE).

A informação foi confirmada pelo site pró-separatista checheno Kavkazcenter.

"Doku Umarov, líder do Emirado Islâmico do Cáucaso, reivindicou a responsabilidade pelos atentados à bomba de 29 de março contra o metrô de Moscou em um vídeo falado em russo em 31 de março de 2010", informou o SITE.

Esta foi a primeira reivindicação de autoria dos ataques ao metrô que mataram 39 pessoas. No entanto, a autenticidade do vídeo não pôde ser confirmada independentemente.

O Centro Kavkaz, braço midiático dos combatentes chechenos, publicou o vídeo e informou, em uma mensagem em inglês, que "Umarov declarou o duplo atentado suicida como uma retaliação às mortes de chechenos e inguches em Arshty, uma cidade na fronteira entre a Chechênia e a Inguchétia, em 11 de fevereiro", acrescentou o SITE.

"Umarov indicou que os ataques ao metrô foram organizados sob sua ordem pessoal e que os ataques na Rússia continuarão", acrescentou o grupo de monitoramento americano.

Grupo islamita Emirado do Cáucaso reivindica atentados na Rússia


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir