Categoria Religião  Noticia Atualizada em 31-03-2010

Papa pede a sacerdotes que sejam "mensageiros da esperança"
Bento XVI conversa com bispos durante audiência semanal: mensageiros da esperança e da paz
Papa pede a sacerdotes que sejam
Foto: AFP

CIDADE DO VATICANO, Santa Sé — O Papa Bento XVI pediu nesta quarta-feira aos padres que sejam "mensageiros da esperança, da reconciliação e da paz", durante a audiência das quartas-feiras, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O Papa reiterou, assim, a súplica já efetuada na abertura das comemorações do 150o.
aniversário de morte do padre de Ars, Jean-Marie Vianney, ocorrida em 4 agosto de 1859.

"Como o exemplo do santo padre de Ars, vocês também devem ser no mundo de hoje mensageiros da esperança, da reconciliação e da paz!", afirmou o Papa diante de 11 mil fiéis.

Amanhã, como acontece durante a missa celebrada todos os anos, na Quinta-feira Santa, os bispos e padres renovam suas promessas sacerdotais.

A Igreja Católica está atualmente sob a tormenta, em meio a uma série de denúncias de pedofilia, coincidindo com a Semana Pascal - um dos períodos mais importantes da religião católica, que lembra, segundo a tradição, a morte na cruz e a resurreição de Jesus Cristo.

"Vivam intensamente estes dias, orientando a vida para a adesão generosa e convicta a Cristo, que morreu e ressuscitou por nós", disse.

Nesta quinta-feira, o Papa iniciará as liturgias da Semana Santa com a "missa do Crisma" na presença dos padres da diocese de Roma e realizará o tradicional lava-pés na basílica romana de São João de Latrão.

Na Quinta-Feira Santa, o cristianismo comemora a última ceia de Cristo com seus discípulos, antes de sua detenção e crucificação.

Durante a cerimônia os participantes serão convidados a doar dinheiro para a reconstrução do Seminário de Porto Príncipe, no Haiti, devastado pelo recente terremoto.

Na Sexta-Feira Santa, o Papa presidirá a tradicional Via Crúcis noturna no Coliseu de Roma, com reflexões escritas para a ocasião pelo cardeal italiano Camillo Ruini, ex-presidente da Conferência Episcopal Italiana.

Bento XVI retornará sábado à basílica do Vaticano para a "vigília pascal" e, no dia seguinte, celebrará a missa do Domingo da Ressurreição, na praça de São Pedro antes de pronunciar a bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo).

O Papa seguirá na noite de domingo para a residência de verão de Castelgandolfo, onde passará vários dias. Na segunda-feira, dia de festa, concederá a bênção do Ângelus nessa localidade.

Papa pede a sacerdotes que sejam "mensageiros da esperança"

Bento XVI conversa com bispos durante audiência semanal: mensageiros da esperança e da paz


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir