Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 01-04-2010

"Senti a presença dele ao meu lado", diz ator que interpreta Chico Xavier
O diretor Daniel Filho entre os atores Nelson Xavier e Ângelo Antônio, durante as filmagens em Uberaba.

Foto: Divulgação

Dolores Orosco

Ateu, ex-comunista, orgulhoso de ter interpretado o cangaceiro Lampião em performance histórica na televisão, o ator Nelson Xavier acreditava que após cinco décadas de carreira nenhum personagem voltaria a lhe impressionar. A convicção não resistiu ao início das filmagens de "Chico Xavier", cinebiografia sobre o médium mineiro dirigida por Daniel Filho, em cartaz nos cinemas nesta sexta (2).

"Finalmente fiz o meu maior papel. Fui invadido por uma onda de amor tão forte, tão intensa, que levava às lágrimas", conta o ator, que no longa vive o líder espírita dos 59 aos 65 anos. "Nenhum dos personagens que fiz mudou minha vida. O Chico fez uma revolução".

No entanto, Nelson deixa claro que não se converteu à doutrina espírita. E que, sim, aos 68 anos segue ateu. "Mudei no sentido de achar que a gente morre e desaparece numa totalidade. Hoje acredito que a gente permanece com uma identidade e pode até se comunicar".

O processo de revisão de opiniões começou com a pesquisa dos livros psicografados pelo médium e a leitura da biografia "As vidas de Chico Xavier" (2003), do jornalista Marcel Souto Maior, na qual o filme é baseado.

"Olha só como é a vida: minha mãe me dava esses livros espíritas desde a infância e eu só fui ler agora... Eu zombava do espiritismo...", recorda o ator, que, com a lembrança materna, se emociona, chora, e pede um intervalo para continuar a falar.

"Há duas cenas do filme em que meu personagem reza. Ali eu estava muito emocionado, falei como se fosse para minha mãe, quase como um acerto de contas".

Presença de Chico
Os atores Ângelo Antônio e Matheus Costa interpretam Chico Xavier na juventude e na infância. Mas é Nelson que aparece ao longo de todo o filme, que tem como ponto de partida a participação do líder espírita no programa de entrevista "Pinga Fogo", da extinta TV Tupi, no qual seus poderes mediúnicos são colocados à prova.

Impressiona como a caracterização – os óculos escuros, a peruca, a maquiagem – deixou o ator fisicamente parecido com o médium. Segundo Daniel Filho, a semelhança levou a momentos de comoção entre os figurantes.

"Era comum que atores começassem a chorar, principalmente nas cenas de oração, que rodamos na Casa da Prece", revela o diretor, se referindo ao centro espírita inaugurado por Chico Xavier em Uberaba.

De episódios como esse, Nelson destaca um envolvendo atriz que já havia estado com o médium, morto em 2002. "Ela apontou para mim e disse que Chico estava ali. Fui às lagrimas, senti a presença dele ao meu lado. E essa não foi a única vez".

Lampião x Chico
Apesar de considerar "Chico Xavier" o apogeu de sua carreira – são 50 filmes, 20 novelas e incontáveis participações especiais – Nelson lembra com carinho da minissérie "Lampião e Maria Bonita" (1982), que protagonizou ao lado da atriz Tânia Alves na TV Globo.

"Ali também foi essa coisa de o papel tomar posse. Fiquei apaixonado por aquele general do povo. Ainda mais naquele momento do Brasil, alguém ir lá e fazer sua justiça", relembra o ator. "Mas os tempos eram outros. Hoje fico com as lições do Chico: a da solidariedade, do amai-vos uns aos outros".

E as mensagens do médium continuarão a povoar a vida do ator. Pelo menos até o final do ano, quando começa a ser rodado em Fortaleza "As mães de Chico", do diretor Glauber Filho.

Na produção, Nelson novamente será o líder religioso, que completaria 100 anos na sexta (2). "Mas nesse filme vou interpretá-lo já numa fase bem velhinho. Li o roteiro e é bem interessante. Já sei que o Chico vai voltar a me emocionar bastante".

"Senti a presença dele ao meu lado", diz ator que interpreta Chico Xavier
Após atuar em 50 filmes, Nelson Xavier diz que médium é seu maior papel.
Filme estreia nesta sexta-feira (2), data do centenário do líder espírita.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir