Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-04-2010

Henrique Meirelles desiste de eleição e permanece no comando do BC
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, acena na saída do Centro Cultural Banco do Brasil, nesta quarta-feira (31)
Henrique Meirelles desiste de eleição e permanece no comando do BC
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Alexandro Martello

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, informou nesta quinta-feira (1) que desistiu de concorrer nas eleições de outubro e que permanecerá no comando da instituição até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a decisão foi tomada nesta quinta-feira.

Especulações davam conta de que ele poderia se desvincular do BC para concorrer a uma vaga no Senado Federal por Goiás ou ser vice-presidente na chapa do Partido dos Trabalhadores (PT), que será encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Meirelles é filiado ao PMDB.

Esta é a segunda vez que Meirelles abandona suas aspirações políticas. Em 2002, foi eleito deputado federal pelo PSDB, cargo do qual abdicou para comandar o Banco Central na gestão do petista Luiz Inácio Lula da Silva. Meirelles está no cargo desde o início do governo do presidente Lula, em janeiro de 2003. Com isso, é a pessoa que ocupa por mais tempo a presidência do Banco Central.

Meirelles foi o último ministro de Lula a decidir se saía ou não do governo para concorrer às eleições de outubro. Nesta quarta-feira (31), Lula deu posse a 10 novos ministros que substituíram os que resolveram se candidatar.

Garantir estabilidade
O presidente do BC informou que permanece no BC para garantir a estabilidade da economia brasileira em um "ano cheio de desafios". Segundo ele, foi uma decisão "simples", mas "difícil de ser tomada". "Conversei com todas as pessaos com quem podia conversar. Não é uma decisão tomada facilmente", afirmou.

"Resolvi atender ao pedido do presidente Lula de permanência. Considerei a opção política como um caminho para continuar trabalhando pela consolidação da economia e da estabilidade de preços, de um ambiente previsível e confiável. Considerei a hipótese da política, mas concluí que poderia colaborar mais ficando no Banco Central", disse Meirelles.

Após o término de seu mandato no BC, Meirelles afirmou que vai "contemplar outras possibilidades". "Mas cada decisão a seu tempo", acrescentou.

PMDB
O presidente do BC informou que se filiou ao PMDB tendo em vista uma possibilidade de disputar um cargo de senador em Goiás. "Foi me oferecido a possibilidade de me candidatar a governador, mas decidi não fazê-lo. Fiquei muito honrado com as manifestações da possibilidade de meu nome ser candidato à vice-presidência. Entendo como homenagem ao trabalho feito no Banco Central", disse ele.

Questionado se Michel Temer, presidente do PMDB, cotado para ser vice-presidente da República ficaria feliz com sua permanência no BC, Meirelles afirmou esperar que ele aprove sua decisão. "Conversei com ele mas quando estava em um processo de análise. Ele não sabe ainda [que permanecerá no BC] porque não conversei com ninguém", disse.

Segundo o presidente do BC, muitos goianos poderão ficar "tristes" com sua decisão. "Terei que enfrentar essa questão e explicar. Tenho certeza de que terei de responder a uma série de telefonemas e emails. Vou a Goiânia neste fim de semana e ouvirei isso. Mas, de novo, levei isso muito a sério e respeito isso. Vou levar minhas razões para explicar para as pessoas", disse ele.

Cargo em um eventual governo de Dilma
Meirelles informou ainda que já comunicou sua decisão à ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do Partido dos Trabalhadores à presidência da República. Segundo ele, Dilma manifestou "completa concordância".

"Não discutimos o futuro. Seria inapropriado porque ela deixou o governo. É inadequado ficar discutindo hipóteses. Eu gostaria de concluir meu trabalho no BC. No dia em que eu sair do BC, vou contemplar outras alternativas de carreira", afirmou.

Trajetória
Antes de ser assumir a autoridade monetária, Henrique Meirelles foi presidente mundial do BankBoston, função pela qual se tornou conhecido. Ele iniciou suas atividades no Banco de Boston em 1974 e se tornou presidente da instituição no Brasil em 1984. Também já foi membro do conselho da Harvard Kennedy School of Government e da Sloan School of Management do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Foi escolhido "Banqueiro Central de 2007" pela revista Euromoney e "Financista do Ano 2008" pela revista Latin Trade. Meirelles é considerado a principal referência da equipe econômica entre os investidores externos.

Analistas avaliam que ele foi importante para a consolidação econômica do governo então empossado em 2003, que assumiu sob forte desconfiança dos mercados.

Status de ministro
Em 2005, com uma medida provisória, Meirelles foi o primeiro presidente do BC a obter formalmente o status de ministro de Estado. A decisão foi fruto da abertura de um inquérito contra ele, naquele ano, por suspeita de sonegação, lavagem de dinheiro, crime eleitoral e remessa ilegal de dinheiro para o exterior, relativo ao período em que esteve no BankBoston.

Com o status de ministro, o processo acabou indo para o Supremo Tribunal Federal (STF) e, no início de 2007, foi arquivado após o próprio STF negar a quebra do sigilo de contas bancárias usadas por Meirelles.

Em 2010, novo processo foi aberto por suspeita de crime contra a ordem tributária, que Meirelles disse receber com "serenidade". O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou, porém, que vai recomendar o arquivamento do pedido de investigação.

Henrique Meirelles desiste de eleição e permanece no comando do BC
Ele era cotado para disputar vaga no Senado ou ser vice de Dilma.
"Considerei a política, mas conclui que poderia colaborar mais no BC"

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir