Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-04-2010

Guiné-Bissau: primeiro-ministro e chefe do Estado-Maior pres
O almirante Bubo Na Tchute (2º E) conversa com soldados no prédio da ONU em Bissau
Guiné-Bissau: primeiro-ministro e chefe do Estado-Maior pres
Foto: AFP

BISSAU — Militares na Guiné-Bissau prenderam nesta quinta-feira o primeiro-ministro e o chefe do Estado-Maior do Exército, e tomaram o controle da capital do pequeno país africano.

Portugal, antiga potência colonial, lançou um apelo para que a ordem constitucional volte ao país, que se caracterizou há anos por sua instabilidade política.

Já a França denunciou "um golpe de estado" e manifestou sua "preocupação".

O subchefe do Estado-Maior do Exército, general Antonio Indjai, garantiu ter assumido o comando das Forças Armadas, em uma entrevista por telefone à AFP.

O general Indjai acrescentou que quer "julgar" o primeiro-ministro, Carlos Gomes Junior, como "um criminoso", e ameaçou "assassiná-lo" se as manifestações a seu favor não cessarem.

No fim da tarde havia vários soldados em torno dos quartéis. A Rádio Nacional interrompeu seus programas para tocar marchas militares.

Gomes Junior foi preso na manhã desta quinta-feira por "jovens soldados", segundo uma fonte militar.

"Mais cedo, jovens soldados saíram de suas guarnições, principalmente do Estado-Maior, para deter o primeiro-ministro, invadindo sua residência", indicou à AFP a fonte militar, que pediu para não ser identificada.

Os soldados também prenderam o chefe do Estado-Maior do Exército, general José Zamora Induta e "cerca de 40 oficiais".

Quando souberam da prisão de Gomes Junior, centenas de pessoas - simpatizantes do Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder, ex-partido único) - se uniram em frente à sede do governo para exigir sua libertação, segundo testemunhas.

"Estou perdendo a paciência. Se os jovens continuarem ocupando as ruas vou assassinar Cadogo", (apelido do primeiro-ministro), garantiu o general Antonio Indjai.

"Cadogo é um criminoso e deve ser julgado como tal", acrescentou, afirmando que o general Induta deve, também, "pagar por todos os crimes" cometidos.

Pouco antes, o general Indjai apareceu em público acompanhado pelo ex-chefe da Marinha, contra-almirante José Américo Bubo Na Tchute, acusado de tentativa de golpe de Estado em agosto de 2008.

Refugiado na ONU em Bissau desde 28 de dezembro de 2009, o contra-almirante saiu nesta quinta-feira ao meio-dia.

Segundo um dos soldados envolvidos na operação, o primeiro-ministro Gomes Junior se encontra atualmente em casa, mas as ruas vizinhas estão sob controle dos militares e os manifestantes favoráveis a ele são mantidos à distância.

Uma fonte militar indicou que o general Induta foi conduzido sob escolta a uma base aérea, próxima ao aeroporto.

Guiné-Bissau: primeiro-ministro e chefe do Estado-Maior presos

O almirante Bubo Na Tchute (2º E) conversa com soldados no prédio da ONU em Bissau


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir