Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-04-2010

Perícia vistoria local da queda do avião
Piloto morreu na hora do acidente em comemoração ao aniversário do Aeroclube
Perícia vistoria local da queda do avião
Foto por Gilberto Sander Müller/Correio do Povo

Técnicos do IPG (Instituto Geral de Perícias) realizam, na manhã deste sábado (3), uma vistoria no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, em Santa Catarina, onde um piloto da FAB (Força Aérea Brasileira) morreu após uma apresentação da esquadrilha da fumaça.

O objetivo é tentar levantar informações para identificar o que pode ter causado o acidente. A apresentação fazia parte da comemoração de 50 anos do Aeroclube da cidade. A vítima, o capitão Anderson Amaro Fernandes, estava em uma aeronave T-27 e morreu no local. O acidente aconteceu depois de uma manobra conhecida como "parafuso".

O avião se apresentava por volta das 17h de sexta (2) com outras seis aeronaves para a população da cidade. A nave se chocou com a lateral da pista durante uma manobra cerca de 20 minutos depois do início do show aéreo, segundo conta o instrutor de voo Klaus Ramos Klinger, que assistia a apresentação.

Os cerca de 5.000 espectadores entraram em pânico, mas ninguém se feriu. O exército isolou a área e aguarda a presença de técnicos do Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ceripa). Dentro de 30 dias deve ser divulgado um laudo com as causas do acidente.

Na avaliação de Klinger, a manobra que o piloto não conseguiu concluir era uma das mais simples da apresentação.

A FAB se pronunciou por meio de nota sobre o acidente. Leia a íntegra:

"O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (2), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça – sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lajes (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 02 de abril de 2010.

Jorge Antônio Araújo Amaral - Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇíO SOCIAL DA AERONÁUTICA"

Perícia vistoria local da queda do avião da
esquadrilha da fumaça em Santa Catarina
Piloto morreu na hora do acidente em comemoração ao aniversário do Aeroclube

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir