Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-04-2010

O melhor para Guaçuí, sem Dengue
A cada dia sobe o número de pessoas com diagnóstico de dengue confirmado em Guaçuí e este município já tem o maior número de doentes da Região Sul do Estado
O melhor para Guaçuí, sem Dengue
Foto: www.broinha.com.br/

Conhecida como uma das cidades mais exuberantes do Caparao pelo clima e pela beleza natural, desenhada por cachoeiras e florestas, a mais linda cidade das Montanhas tem sido cartão postal do mosquito AEDES AEGPTIS.

A cada dia sobe o número de pessoas com diagnóstico de dengue confirmado em Guaçuí e este município já tem o maior número de doentes da Região Sul do Estado. Procuramos o ex-prefeito de Guaçui Luciano Machado e fizemos algumas perguntas, pois o mesmo teve êxito na sua gestão frente à prefeitura nesta questão do mosquito da dengue.

1- Luciano Machado, em seu ponto de vista, qual foi o motivo principal que ocasionou esta intensa ploriferaçao da dengue em GUACUI?

R: Olha Maycon, o que posso dizer é que fui prefeito de Guaçuí quase 6 anos e não tivemos neste período um caso de dengue no município. Não fizemos nenhum milagre ou vantagem, até porque nosso clima de montanhas não é propício à proliferação do AEDES AEGPTIS (mosquito da dengue), mas logicamente é necessário que façamos nosso dever de casa.
O município de Guaçuí recebe um bom recurso para que seja feita a prevenção da epidemia. Além das visitas residências e terrenos, os agentes tem que colocar armadilhas com remédio para que o mosquito possa fazer o ninho em locais estratégicos, daí é eliminada a ninhada e agindo assim vai matar o ciclo da procriação. Imagino que as promessas de aumento de salário e de chefia para os agentes, que não foram cumpridas, tenham sido o fator desestimulador para uma boa parte desses profissionais na execução de um trabalho a contento. Quem esta pagando um alto preço é a população guaçuiense.

2- Segundo o Ministério da Saúde, a Dengue e uma epidemia que se agrava
rapidamente. Qual os meios necessários que o poder Executivo pode usar
para a prevenção desta praga?

R: Em um município com quase 30.000 habitantes, onde cerca de 10% da população foram contaminados pela dengue é preciso ações intensivas para cortar o ciclo de reprodução.

3- Na época que foi prefeito em Guaçui o Brasil sofria um dos maiores
surtos de dengue, em vários Estados, que meio utilizou para frear a
ploriferaçao da Dengue?

R: Tratávamos nossos profissionais responsáveis pelo serviço com respeito, mostrando que poderíamos evitar, que pessoas sofressem desnecessariamente

4- Você acha que a prefeitura deveria ter um programa anual de
conscientização e prevenção sobre a disseminação de epidemias?
R:A prefeitura de qualquer município tem que ter programas rotineiros de prevenção a qualquer doença. É mais econômico para o governo e para as famílias, executar o trabalho preventivo. Além de salvar vidas, é claro.

5- Qual o dever da prefeitura sobre a questão do quadro epidemiológico
local, incluindo a desigualdade social?

R: O que poderia ter sido evitado, terá que ser agora combatido com energia em todas as localidades, bairros, envolvendo os cidadãos, que são vítimas do descaso do poder público em Guaçuí.

6- Deixe uma mensagem para população de Guaçui, pois muitas famílias
sofrem com aumento alarmante desta praga que ploriferou em toda
cidade, inclusive a sua família.

R: A mensagem é de otimismo e fé, pois é a única forma de superarmos obstáculos. Que cada um faça sua parte e aprenda a cobrar ações de um governo municipal que assinou um atestado de irresponsabilidade, levando em contas um tema tão alarmante. Essa é uma mostra também do que é feito com o dinheiro do povo, da nossa querida Guaçuí.
Enquanto a maioria sofre com desemprego e dificuldades múltiplas, uma dúzia de pessoas se enriquece ilicitamente.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Maycon de Souza    |      Imprimir