Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-04-2010

Defesa Civil de Niterói ainda não sabe onde vão morar desabrigados pela chuva
Edjane Rodrigues da Silva tem medo de ficar sem casa
Defesa Civil de Niterói ainda não sabe onde vão morar desabrigados pela chuva
Foto:Tássia Thum/G1

Tássia Thum

Desde o início da manhã desta segunda-feira (12), centenas de moradores que tiveram as casas interditadas nas proximidades do Morro do Bumba, na Zona Norte de Niterói, enfrentam uma grande fila para o cadastro no programa de aluguel social da prefeitura em parceria com o governo do estado .

No entanto, a Defesa Civil do município ainda não sabe qual será o destino dessas pessoas. O objetivo é que as famílias sejam realocadas em locais próximos de onde moravam.

A Defesa Civil de Niterói estima que três mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas com a chuva que atingiu a cidade. Essa estatística não inclui os moradores que tiveram as residências interditadas por risco de deslizamentos.

Cerca de 20 escolas municipais servem de moradia a essas famílias sem teto. Porém, na próxima semana, quando as aulas forem retomadas, as escolas não poderão mais servir de abrigos.

Técnicos da Prefeitura de Niterói vão começar nesta semana um mapeamento para verificar os possíveis locais para onde os desabrigados podem ser removidos.

O pintor de automóveis Edimir Carlo Ferreira Filho, de 34 anos, teme não receber o aluguel social. Na última quinta-feira (8), a casa de Edimir foi interditada pelos técnicos da Defesa Civil. Sem moradia, ele, a esposa grávida de 8 meses e o filho de 5 anos dormem em uma igreja, no Morro do Bumba.

"Isso tem cheiro de enrolação. Desde a semana passada já fiz três cadastros e ninguém sabe dizer onde posso morar com a minha família", desabafou o pintor.



O medo de ficar sem casa também aflige a servente de limpeza, Edjane Rodrigues da Silva, de 35 anos.

"Ninguém sabe quando esse dinheiro do aluguel social vai sair. Estou desesperada, sem ter onde ficar com os meus três filhos e a minha mãe", lamentou Edjane.

Documentos necessários
Segundo a Defesa Civil do município, para ter direito ao aluguel - de cerca de R$ 400 - as pessoas devem apresentar CPF, carteira de trabalho, identidade e comprovante de residência.

No entanto, quem perdeu seus documentos na chuva também poderá se cadastrar, mas uma equipe do município irá verificar a veracidade das informações.

O posto permanecerá no Morro do Bumba até o fim desta semana.

Defesa Civil de Niterói ainda não sabe onde vão morar desabrigados pela chuva
Na próxima semana, as escolas não poderão mais servir de abrigos.
Prefeitura e governo prometeram aluguel social no valor de R$ 400.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir