Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-04-2010

Declaração de Dilma causa polêmica
Dilma se explicou depois no Twitter
Declaração de Dilma causa polêmica
Foto: AE

Em evento realizado no último sábado, a pré-candidata do PT à Presidência disse que não foge da luta, afirmação interpretada como uma provocação ao seu principal adversário, o candidato José Serra (PSDB). Ambos combateram a ditadura militar no Brasil. Envolvida com a luta armada, Dilma foi presa e torturada. Serra, por sua vez, exilou-se no Chile entre os anos de 1965 e 1973. "Eu não fujo da situação quando ela fica difícil. Eu posso apanhar, ser maltratada, como eu já fui, mas não fujo da luta. Em cada época da minha vida, eu fiz o que fiz porque acreditava naquilo. Eu mudei quando o Brasil mudou. Eu não fujo da luta. Nunca abandonei o barco", disse Dilma.

Serra contra-atacou. Declarou que grandes políticos do país também foram obrigadas a se exilar durante a ditadura, casos de Miguel Arraes, Leonel Brizola e Marco Aurélio Garcia, figuras da esquerda brasileira e politicamente próximos à Dilma. "Muita gente boa e importante que não tinha condição de ficar no Brasil", comentou Serra.

A senadora Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência, também manifestou-se contrária à declaração de Dilma. "Não são fujões. Todos aqueles que saíram do Brasil não fugiram. Fizeram um ato de legítima defesa de sua vida, porque é assim que cada pessoa faz quando se sente ameaçada", afirmou, referindo-se aos exilados.

Dois dias depois da declaração polêmica, Dilma se explicou: "De onde tiraram que fugir da luta é se exilar? O exílio significou a diferença entre a vida e a morte para os exilados brasileiros", escreveu em sua recém-criada página no Twitter.

Declaração de Dilma causa polêmica

Dilma se explicou depois no Twitter

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir