Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 12-04-2010

Companhia teatral encena "Romeu e Julieta" no Twitter
Os pr�prios atores publicam os tweets
Companhia teatral encena
Foto: AFP

LONDRES � O grupo teatral Royal Shakespeare Company lan�ou nesta segunda-feira uma remontagem interativa de Romeu e Julieta, com as falas cl�ssicas da obra-prima do poeta e dramaturgo substitu�das por mensagens no Twitter.

O elenco de cinco atores do RSC est� improvisando uma hist�ria em tempo real e levemente baseada no cl�ssico romance de Shakespeare durante as pr�ximas cinco semanas.

Utilizando tweets de no m�ximo 140 caracteres, os atores brit�nicos conversam entre si para a "plateia" do Twitter. O "di�logo" dos atores ser� transmitido em celulares e computadores.

Juliet, interpretada por uma atriz de 19 anos, Charlotte Wakefield, � uma adolescente que nunca teve um namorado, mas encontra consolo nos chats da internet.

Na hist�ria, a m�e dela, Susan Capulet, 34 anos, morreu em um acidente de carro uma d�cada atr�s.

Em um dos tweets, Julieta anexa um link para um v�deo do YouTube que fez em seu quarto, focando no porta-retrato com a foto de sua m�e.

No caminho para a escola, ela publicou um tweet bem informal: "ok, agora meu pai est� me ligando do carro! Preciso sair! Gostaria de twittar na escola, mas... n�o posso. (Prometo voltar depois. Julieta d� tchau, fui!!)".

Um tweet t�pico de seu irm�o, Tybalt, que arrisca ser expulso da escola por mau comportamento, �: "vou me atrasar para a aula porque tenho que tomar caf� da manh�. N�o t� nem a�!".

Os atores precisam improvisar e preparar relatos modernos que ocorreriam na Inglaterra atual, n�o na Verona da hist�ria original.

Os pr�prios atores est�o escrevendo os tweets, tomando inspira��o no hist�rico de seus personagens e em um di�rio que foi dado a eles.

O projeto, chamado "Such Tweet Sorrow" (Uma dor t�o "tweet", em tradu��o livre) em uma brincadeira de palavras com a frase "a despedida � uma dor t�o doce" do texto de Romeu e Julieta, � uma co-produ��o com uma companhia que produz entretenimento para celulares, TV e Internet.

O diretor art�stico do RSC, Michael Boyd, afirmou que o objetivo da companhia teatral famosa no mundo todo sempre foi "colocar atores e plateia juntos". "Estamos ansiosos para ver como as pessoas v�o reagir a esse novo jeito de atuar", completou.

Companhia teatral encena "Romeu e Julieta" no Twitter

Os pr�prios atores publicam os tweets


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir