Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2010

Brasil e Egito buscam impulsionar relações bilaterais
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge
Brasil e Egito buscam impulsionar relações bilaterais
Foto: EPA

Cairo, 15 abr (EFE).- O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, falou nesta quinta-feira com o chanceler egípcio, Ahmed Aboul Gheit, sobre as medidas necessárias para impulsionar as relações bilaterais entre os países.

A reunião entre Jorge e Aboul Gheit aconteceu durante a visita de dois dias do ministro ao Egito acompanhado de uma delegação de empresários brasileiros.

Durante o encontro, os ministros analisaram as relações comerciais entre o Egito e o Brasil e como é possível aumentar a cooperação entre os dois países, informou a agência oficial "Mena" citando fontes do Ministério de Assuntos Exteriores egípcio.

Jorge afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um interesse especial em impulsionar as relações com o Egito em todos os campos. Além disso, comunicou ao ministro egípcio o desejo de Lula de que o presidente, Hosni Mubarak, venha ao Brasil antes do fim de seu mandato em dezembro.

Por sua vez, Aboul Gheit destacou que o desenvolvimento das relações comerciais com o país ocorre em meio a uma estratégia adotada pelo Egito para impulsionar os laços com o Brasil e os países latino-americanos.

Além disso, os ministros trataram da cooperação mútua dentro das organizações internacionais e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

No ano passado o intercâmbio comercial entre os dois países alcançou os US$ 1,532 bilhão, um número muito propício para o Brasil, que exportou produtos e serviços no valor de US$ 1,444 bilhão para o Egito.

Brasil e Egito buscam impulsionar relações bilaterais

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge

Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir