Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-04-2010

ENTREVISTA COM MÁRIO MOREIRA
Acompanhando e estudando a política municipal desde o nascimento da cidade, nosso colunista político, Mário Moreira, nos concede uma entrevista para falar das eleições de 2010, do Governo Jander, da Câmara Municipal de Marataízes, da eleição que deu a vit
ENTREVISTA COM MÁRIO MOREIRA
Foto: Maycon de Souza

Acompanhando e estudando a política municipal desde o nascimento da cidade, nosso colunista político, Mário Moreira, nos concede uma entrevista para falar das eleições de 2010, do Governo Jander, da Câmara Municipal de Marataízes, da eleição que deu a vitória a Jander e outros assuntos pertinentes a política.

Segue a entrevista:

ENTREVISTA

MARATIMBA - Este ano teremos eleições para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual, qual será o grande diferencial deste pleito?

MÁRIO MOREIRA - O grande diferencial desta eleição sem duvida será a ausência de Lula, depois de cinco candidaturas consecutivas como candidato a presidente pelo PT, vai ser a primeira eleição, após a redemocratização do Brasil, que não teremos o nome de Lula como opção, vamos ver como o PT se comportará sem sua maior estrela. E no estado do ES teremos a ausência de Paulo Hartung, que ganhou as eleições de 2002 com o mote "Vamos acabar com a banda podre da política capixaba que está acabando com o estado", os candidatos que concorrerão este ano vão tentar convencer o eleitorado de que são mais preparados que os adversários para dar continuidade ao governo Hartung, devido à alta popularidade do Governador, só quem vai fugir dessa fantasia é Brice Bragato, que é oposição a Paulo Hartung.

MARATIMBA – Como você avalia a permanência de Paulo Hartung no governo e sua desistência de disputar o senado?

MÁRIO MOREIRA - Deu um nó na base aliada que apóia o Vice-Governador Ricardo Ferraço. O acordo que foi vendido para a mídia desde 2008 caiu por terra. Considerando que Ricardo concorrerá à eleição, ele poderá se candidatar novamente em 2014, portanto a idéia da alternância de poder caiu por terra, essa era a grande moeda de troca do Palácio Anchieta, que fez João Coser desistir da sua candidatura ao Governo em 2010, visando 2014. Outro ponto nervoso que surgiu na base aliada é quem deverá ocupar a vaga de Paulo Hartung como candidato ao senado do grupo, como todos querem se cacifar para 2014, todos vão querer esta vaga.

MARATIMBA – Como você avalia a Assembléia Legislativa?

MÁRIO MOREIRA - Um desastre. Se você analisar o governo Paulo Hartung, verá que houve deficiências em várias áreas, a política de segurança pública não funcionou, o sistema penitenciário envergonhando os capixabas em noticiários negativos pelo mundo e a saúde é um caos total, e não vimos a Assembléia se manifestar contra o governo em momento algum, e todos os projetos, indicações de membros do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, o governo enfiou de goela abaixo dos parlamentares e eles disseram amém.

MARATIMBA – O presidente Lula passou por um dos maiores escândalos de corrupção da história recente do país, o mensalão, mas hoje ele bate recordes de popularidade, como explicar esse fenômeno?

MÁRIO MOREIRA – A oposição negligenciou o poder de reação do Lula. No auge do escândalo do mensalão, o PSDB e o DEM tinham tudo para pedir a cassação do presidente, as condições políticas do momento eram todas favoráveis a oposição, mas optaram por deixar Lula no poder, com a idéia de que o presidente chegaria às eleições de 2006 sem chances de nem mesmo concorrer ao pleito. Daí aconteceu o que todos nós sabemos, Lula lavou as mãos e deixou o PT respondendo pelo escândalo, tirou o corpo fora e foi tratar de sua vida política, se reelegeu e hoje está com mais de 70% de aprovação. Em política tem uma máxima que é a seguinte, "Quando um adversário está se afundando, você não pode jogar uma bóia, tem que jogar uma pedra para ele afundar mais rápido".

MARATIMBA – Você acredita que a eleição de 2010 implicará no pleito de 2012 em Marataízes?

MÁRIO MOREIRA - Sim. Em todas as cidades brasileiras é assim e Marataízes não é diferente. Os grupos políticos de Marataízes usarão esta eleição para chegarem em 2012 mais fortes, tem um grupo formado em Marataízes que deve lançar o professor Cleber como candidato a Deputado estadual, apoiado pelo Senador Renato Casagrande, que deve ser candidato ao governo, imagine se Casagrande consegue se eleger governador, este grupo com certeza lançará um candidato a prefeito em 2012. Tem o grupo do ex-prefeito Toninho, que vão tentar voltar em 2012, basta saber se este grupo continua unido e quem eles apoiarão, se sairão vitoriosos em 2010, e tem o grupo do prefeito que vai tentar sair vitorioso em 2010 para chegar com musculatura dobrada em 2012.

MARATIMBA – Como você avalia o governo Jander?

MÁRIO MOREIRA -
Teve um inicio meio conturbado, pipocavam criticas de todos os setores da sociedade. Não sei se foi por estratégia ou por descuido, mas o prefeito deixou a oposição crescer no município no inicio de sua administração, isso gerou instabilidade política, em poucos meses tivemos várias mudanças de secretários, demissões, brigas por espaço e intrigas palacianas, mas o prefeito soube administrar bem os egos inflados que existiam na prefeitura. Na área administrativa o prefeito conseguiu bons resultados, como o aumento do Ticket alimentação para cem reais, o piso nacional dos professores, o Plano de cargos e salários está em andamento, conseguiu fechar um acordo com o Hospital Evangélico para administrar o Santa Helena, obteve investimentos do Governo Estadual para várias obras, como o PSF de Jacarandá, foi contemplado com um Centro de Tratamento para drogados e finalmente começaram as obras de reforma do Palácio das Águias, um sonho para muita gente, que o diga a Ivilisi e o professor Zé Rubens.

MARATIMBA – Qual sua avaliação sobre a Câmara Municipal de Marataízes?

MÁRIO MOREIRA -
Se você olhar a Câmara individualmente você encontrará bons nomes, temos vereadores bastante capacitados, mas se você olhar para a Câmara coletivamente, vai constatar que é uma tragédia. Marataízes está passando por grandes transformações, o progresso está chegando e com ele os grandes problemas que uma cidade de médio porte em desenvolvimento enfrenta, como o aumento da violência, o aumento do consumo de drogas e muitos outros desafios, e o legislativo tinha por obrigação discutir com a sociedade, chamar a sociedade para o debate, para juntos proporem medidas que serviriam para diminuir o impacto negativo que o desenvolvimento traz junto com ele. No aspecto "sintonia com a sociedade" a Câmara tem sido um desastre, a pior legislatura que Marataízes já teve. O que mais me preocupa é o descrédito que a população está sentindo em relação aos parlamentares, não só em Marataízes, mas em todo Brasil, isso gera discussões sobre a necessidade ou não dos legislativos municipais, mas o legislativo tanto na esfera municipal, estadual ou federal é de suma importância numa sociedade democrática como o Brasil, na divisão de poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que é estabelecida a democracia, é o legislativo que representa a sociedade.

MARATIMBA – Toninho teve uma administração bem avaliada pela população, como explicar sua derrota?

MÁRIO MOREIRA -
Explanar sobre derrotas é muito complicado, você pode atribuir erros a quem não merece, mas no caso do ex-prefeito acho que houve vários equívocos. Primeiro: Toninho não tinha uma assessoria política, todos os políticos têm, não sei por que os políticos de Marataízes dispensam esse auxilio, aquela pessoa para agendar compromissos políticos, conversar com presidentes de associações, com vereadores, candidatos a vereadores, ver se as secretarias estão funcionando como deveriam, são os assessores que fazem o elo de ligação entre os políticos e os eleitores. Segundo: enquanto Jander fez uma campanha humilde, Toninho fez uma campanha simplória, achou que a população era obrigada a votar nele pelas obras que estavam em andamento. Terceiro: a escolha do vice foi um desastre, não pela pessoa, mas por sua densidade eleitoral, dentro de sua base aliada existiam vários bons nomes para compor a chapa, Lugão, Cezinha, Edmo e Cleber, se ele tivesse escolhido um desses o resultado poderia ser diferente. Quarto: Toninho tem dificuldades de comunicação com o eleitorado, não por que ele é arrogante ou isso ou aquilo, isso é mais pelo meio que ele viveu, o empresarial, onde você tem que ser duro para sobreviver, e ele trouxe isso para a administração publica, as pessoas que o cercavam tinham que alertá-lo sobre esse problema, nisso sua assessoria de comunicação falhou.
Tem também o outro lado, Jander e Dilcéa, que saiam de casa as 7h00 da manhã e só voltavam a 00h00, visitando casa por casa, sem falar no clima de "Davi e Golias" que se criou na cidade, bem arquitetado pelos colaboradores de Jander e Dilcéa, como o eleitor usa mais a emoção do que a razão para votar, Jander saiu vitorioso.

MARATIMBA – O PSB, o PT, o PDT e algumas lideranças municipais estão tentando lançar um candidato a Deputado Estadual, você acredita que a idéia vinga?

MÁRIO MOREIRA -
Não só acredito como torço pelo sucesso do grupo, Marataízes merece um representante na Assembléia Legislativa. Estamos correndo o risco de ficar igual a Anchieta, uma cidade desenvolvida sem um representante no legislativo estadual. As pessoas que compõem este grupo (Zé Rubens, Cléber, Fabiano Elias, Professor Zé Paulo, Professor Julinho, Ivilisi) são altamente capacitadas para pleitearem esta candidatura. Só tenho uma ressalva para fazer, acho que eles já deveriam ter escolhido o nome do candidato, faltam só seis meses para as eleições, o escolhido já deveria está se reunindo com a população, através de reuniões, encontros partidários, já temos vários candidatos de outras cidades fazendo estes eventos em nosso município.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maycon de Souza    |      Imprimir