Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2010

“Luz para todos” faz brilhar alegria no rosto de Itapemirineses
“37 comunidades rurais foram atendidas pelo programa.”
“Luz para todos” faz brilhar alegria no rosto de Itapemirineses
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

O Município de Itapemirim está mais iluminado, foram investidos aproximadamente cinco milhões de reais em 797 ligações de energia elétrica, através do Programa "Luz para Todos" do Ministério de Minas e Energia, uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado, Energia do Brasil – Escelsa, Eletrobrás - Furnas e Município de Itapemirim.

Na última terça-feira, dia 20, aconteceu em Itapemirim à solenidade de entrega das obras. Na oportunidade a Prefeita Municipal, Norma Ayub Alves, ressaltou a importância do programa para o município. "O Programa Luz para Todos que tem como meta levar a rede de energia elétrica gratuito à todas essas pessoas, vem trazendo qualidade de vida e mais dignidade para nosso povo. Energia gera produção e produção gera renda para a população. Agora mais famílias podem ter seus tanques de leite com resfriamento, ampliando a lucratividade, entre outros benefícios."

Antes do Programa Luz para Todos, milhões de pessoas que viviam no meio rural não tinham acesso à energia elétrica. "Com a chegada do Programa a vida de mais de 10 milhões de brasileiros na área rural já está mudando. Aqui em Itapemirim foram atendidas 725 famílias, totalizando 3.625 pessoas beneficiadas," enfatizou o Coordenador do Comitê Gestor Estadual, Paulo Alves Gobira.

O programa ainda em andamento prevê o atendimento de mais 72 famílias em Itapemirim.
José de Amorim Batista e Maria das Graças da Silva Batista, são casados há 32 anos, moradores da localidade de Rio Muqui, interior de Itapemirim, porém só agora souberam o que é ter energia elétrica em casa. "Criamos nossos nove filhos à luz de velas, puxando água de um poço com uma carretilha. Tínhamos que consumir rapidamente os alimentos, por não ter geladeira. Agora tudo mudou! Temos água gelada, televisão, e o rádio não é mais de pilha. Mais o mais emocionante para mim foi ver meus filhos dizendo: pai agora somos felizes, temos luz em casa," contou José de Amorim, afirmando que na noite em que a energia de sua casa foi ligada, sua família foi dormir mais tarde pois passaram horas olhando a claridade da luz elétrica.

Saiba quais foram as 37 comunidades atendidas.

Frade, Luanda, Safra, Caxeta, Córrego do Ouro 01, Córrego do Ouro 02, Garrafão, Coqueiros, Barbados, Rio Muqui, Brejo Grande do Norte, Brejo Grande do Sul, Cabral, Graúna, Rio Muqui Pedra, Ouvidor, Vargem Grande, Bom Será, Beira Rio, Afonsos, Limão, Palmital, Retiro, Sapucaia, Pedrinhos, Ilha do Gato, Santa Helena, Santo Amaro, Fazenda Velha, Gomes, Muritioca, Duas Barras, Campo Novo, São João do Calafate, Santa Rita, Assentamento Nova Safra e Piabanha do Sul.



















    Fonte: Assessoria de Comunicação PMI
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir