Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2010

Chuvarada castiga municípios da região
Rio do Peixe, que corta a cidade de Caçador, chegou a 4,38 metros acima do nível do mar.
Chuvarada castiga municípios da região
Foto: Murilo Rosso, Divulgação

Pablo Gomes

Pelo menos seis municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina estão em situação de emergência por conta das chuvas que caíram com força entre a noite de terça-feira e a tarde desta sexta-feira em grande parte do Estado.

Caçador, Lebon Régis, Matos Costa, Rio das Antas, Timbó Grande e Videira foram as cidades mais afetadas na região. A situação mais grave é justamente na maior delas.

A Defesa Civil calcula que cerca de 25 mil dos 70 mil moradores de Caçador, ou 35% da população total, foram afetados pela chuva, desde quem teve a casa inundada até os estudantes que tiveram as aulas suspensas.

Sete bairros foram diretamente atingidos pela água, num total de 400 famílias. Até o fim da tarde desta sexta, cerca de 700 pessoas estavam desalojadas e outras 90 desabrigadas.

O Rio do Peixe, que corta a cidade, chegou a 4,38m acima do nível normal às 4h30min de ontem. Exatamente 12 horas depois, a água havia baixado um pouco, mas ainda estava a 3,5m. O nível crítico, quando o rio começa a transbordar em alguns pontos, é de 2,7m.

A Defesa Civil acredita que o rio voltará ao seu leito apenas na segunda-feira. Isso se não chover no fim de semana.

Em Videira, a segunda maior destas cidades, com 47 mil moradores, o mesmo Rio do Peixe transbordou e chegou a 3,9m acima do nível normal à 1h de ontem.

O Rio das Pedras, outro que corta a cidade, também transbordou, o que provocou 13 pontos de alagamento em 11 bairros.

Entre casas e estabelecimentos comerciais, 60 imóveis foram prejudicados, e duas residências foram carregadas pela correnteza do Rio do Peixe na localidade de Farroupilha. Ninguém se feriu.

No fim da tarde, ainda havia dois pontos de alagamento e 300 pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Em Lebon Régis, a terceira maior destas cidades, com 13 mil habitantes, o Rio Trombudo transbordou e chegou a 2,5m acima do nível normal, invadindo várias casas no Centro da cidade. No interior do município, outros rios também transbordaram e causaram alguns problemas.

Quando o Trombudo voltou ao normal pela manhã de ontem, os moradores iniciaram um intenso trabalho de limpeza de suas casas.

Segundo a prefeitura, muitos tiveram prejuízos materiais e, até o fim da tarde, 160 pessoas continuavam desalojadas ou desabrigadas.

Chuvarada castiga municípios da região

Rio do Peixe, que corta a cidade de Caçador, chegou a 4,38 metros acima do nível do mar.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir