Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 29-04-2010

A importância do treinamento de força
Hoje há uma maior conscientização da sociedade sobre este aspecto. O indivíduo passou a praticar atividade física visando melhorar a qualidade de vida
A importância do treinamento de força

A população de idosos vem aumentando gradativamente nos últimos anos, devido principalmente às melhorias proporcionadas pelos estudos científicos, sendo a Educação Física uma vertente importante nessa melhoria.

Hoje há uma maior conscientização da sociedade sobre este aspecto. O indivíduo passou a praticar atividade física visando melhorar a qualidade de vida. Na última década, os estudos sobre o treinamento de força vem apresentando benefícios aos idosos no que tange às condições fisiológicas e psicológicas.

Através desta atividade podemos diminuir o declínio de força, potência e massa magra ocasionados pela idade. A Musculação pode ser uma grande aliada nesse tipo de treinamento com o idoso, devemos sempre treinar além de força, a potência já que esta influencia a mobilidade de execução do movimento ao melhorar a velocidade para a realização do mesmo.
Uma grande preocupação em se trabalhar dessa forma com os idosos são os riscos de lesões que podem acontecer, já que nessa faixa etária a recuperação de lesão acontece de forma mais demorada. Daí a importância em ter um profissional habilitado para tal orientação.

Dentro das atividades propostas para o grupo de idosos, a força e a potência são aspectos que se devem dar atenção, por serem fatores importantes na vida diária, visto que sua perda compromete até mesmo a realização de atividades simples como as tarefas domésticas, levantar-se de uma cadeira, varrer o chão, dentre outros.

Por isso, é importante mantermos a força e a potência conforme envelhecemos, pois são vitais para a saúde, mantendo a capacidade funcional e a vida independente, melhorando assim, tanto a dimensão física, quanto a psíquica do idoso, fazendo com que ele tenha uma melhor qualidade de vida e aumentando a sua longevidade.

Fonte: CDL Marataízes e Itapemirim
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir