Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-05-2010

Degustação de pescados e caldo de cana
Com a finalidade de incentivar a agricultura familiar, priorizando a qualidade na alimentação escolar...
Degustação de pescados e caldo de cana
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

Com a finalidade de incentivar a agricultura familiar, priorizando a qualidade na alimentação escolar, Itapemirim promoveu nesta quinta-feira (29), a degustação de pescado e caldo de cana na Escola Municipal Elvira Meale Lesqueves em Itaoca, para a inserção na merenda escolar.

O objetivo do projeto é produzir alimentos com segurança nutricional e aproximar os alunos da identidade local, além de adequar Itapemirim a Lei Federal n° 11.947/09, em seu artigo 14 que estabelece: "Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas".

Itapemirim destaca-se pela grande produção de cana de açúcar e pelo maior Terminal Pesqueiro do Estado, por este motivo a administração municipal investiu na ideia, de utilização de pescados e caldo de cana na merenda escolar. Os alunos experimentaram e aprovaram o cardápio que foi servido durante o recreio. Logo após aconteceu a solenidade, com apresentações culturais na presença de várias autoridades, dentre elas, o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aqüicultura Cledson de Souza Fellipe e o Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento- CONAB, Brício Alves.

A Secretária Municipal de Educação Simone Beiriz acredita na iniciativa. "Alimentação é um assunto sério e merece atenção especial, peixes e caldo de cana são alimentos saudáveis e bem saborosos, a aceitação do cardápio já era esperado."

Após a cerimônia, todos foram até a Indústria de Pescados Delmar em Itaipava, para conhecer as instalações do prédio para provável acordo de comodato, através do Governo Federal para as instalações de uma cooperativa voltada ao estoque e comercialização de pescado.

Saiba mais sobre o assunto

A compra das mercadorias será feita pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA, um mecanismo da Estratégia Fome Zero, que permite ao Governo Federal comprar produtos alimentícios da agricultura familiar de maneira rápida e desburocratizada. A execução do PAA fica a cargo da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e de governos estaduais e municipais, que operam o programa através de convênios estabelecidos com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e com o Ministério de Desenvolvimento Agrário.

A CONAB compra diretamente do produtor, e faz a entrega do alimento em instituições de caráter social ou filantrópico, governamentais ou não-governamentais, responsáveis pelo atendimento as populações em situação de risco alimentar nutricional. Outra modalidade é a formação de estoque, que possibilita às organizações da agricultura familiar, acessar recursos para a produção, visando o processamento e beneficiamento de modo a criar condições para melhor comercializar os produtos.

O Superintendente Geral da CONAB, Brício Alves, enfatizou a importância sócio-econômica do programa para o município. "O PAA está simplificando o processo de produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar, incluindo o setor pesqueiro, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. É uma forma sólida de contribuição ao desenvolvimento".

Conheça as vantagens dos pescados e da cana de açúcar

O peixe tem bem menos gordura do que a carne vermelha, é rico em proteínas, tem grande quantidade de minerais, e é fonte das vitaminas A, D e B. Algumas espécies, principalmente de água fria, são ricas em ômega-3, uma gordura que diminui o risco de doenças cardíacas e endurecimento das artérias, também ajuda nas inflamações e no desenvolvimento cerebral. E, por agir nas células nervosas, o ômega-3, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono. A introdução de peixe na alimentação da criança é importante, para garantir o suprimento de ferro de boa disponibilidade e diminuir o risco de anemia.

Caldo-de-cana é rico em carboidratos, ferro e vitaminas. Cada 100 ml de caldo de cana possui 82 calorias e é rico em proteínas, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas B1, B2 e C. A bebida auxilia na normalização da pressão arterial e é uma fonte energética natural.





















    Fonte: Assessoria de Comunicação PMI
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir