Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-05-2010

Governador de NY classifica bomba de "ato terrorista"
Pathfinder com bomba � examinada; ningu�m se feriu
Governador de NY classifica bomba de
Foto: Norberto Duarte/ AFP

A bomba classificada como "amadora", encontrada da Times Square, Nova York, e desativada pela pol�cia americana, amea�ou milhares de turistas que passavam pelo local. "Por sorte ningu�m ficou ferido, e agora toda a aten��o das for�as policiais da cidade, do Estado e em n�vel federal se voltam para levar os culpados deste ato de terrorismo � Justi�a", disse o governador de Nova York, David Paterson, em comunicado.

O comunicado do governador n�o especifica se ele suspeita que militantes dom�sticos ou estrangeiros tenham tentado o ataque.

"N�s evitamos o que poderia ser um evento mortal", disse o prefeito da cidade, Michael Bloomberg. Investigadores removeram tr�s tanques de propano, fogos, gal�es de gasolina, cabos e fios de eletricidade, dois rel�gios com bateria e outros componentes do porta-malas do ve�culo, uma Pathfinder da Nissan, segundo o policial Raymond Kelly.

A Times Square � um local popular de Manhattan e estava lotada de turistas e de espectadores de teatro em uma noite quente de s�bado (1) em Nova York. A maior parte do local foi reaberto aos carros e aos pedestres por volta de 5h (hor�rio local, 6h em Bras�lia).

Bloomberg disse que um vendedor ambulante de camisetas informou sobre "um ve�culo suspeito, n�o-ocupado" e alertou um policial a cavalo, que viu que o Nissan Pathfinder verde escuro tinha fuma�a saindo de perto do banco traseiro e cheirava a p�lvora.

O ve�culo foi retirado da Times Square por volta das 6h (7h em Bras�lia).

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a "a��o r�pida" da pol�cia de Nova York no incidente e disse que os policiais fizeram "um trabalho excelente" na resposta ao alerta.

A bomba foi descoberta por volta de 18h30 de s�bado (19h30 em Bras�lia) no ve�culo estacionado perto da Rua 45 e da Broadway. O carro estava com o motor e o pisca-alerta ligados, disseram autoridades. Ele tinha placa de Connecticut que n�o batia com o ve�culo.

Governador de NY classifica bomba de "ato terrorista"
Comunicado do governador n�o especifica se ele suspeita que militantes dom�sticos ou estrangeiros tenham tentado o ataque

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir