Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-05-2010

Serra e Dilma enfrentam protestos em debate em MG
Serra e Dilma se cumprimentam no in�cio do 27� Congresso Mineiro de Munic�pios, no Expominas
Serra e Dilma enfrentam protestos em debate em MG
Foto: AE

Belo Horizonte - Teve clima de debate eleitoral ontem no primeiro encontro entre os tr�s principais pr�-candidatos a presidente, em Belo Horizonte (MG), no 27� Congresso Mineiro de Munic�pios. Antes do encontro entre Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Jos� Serra (PSDB), o tucano � do mesmo partido do ex-governador mineiro A�cio Neves � foi hostilizado por professores da rede estadual, que est�o em greve h� quase um m�s e reinvindicam aumento salarial.

Se o tucano precisou ser escoltado por policiais militares para chegar ao audit�rio, l� dentro, quem sofreu foi a petista, que enfrentou vaias da plateia, formada por cerca de 400 prefeitos. Apenas Marina foi poupada.

No debate, os tr�s responderam quatro perguntas e tiveram mais 10 minutos para falar livremente. Um dos temas abordados foi royalties do petr�leo. Serra defendeu a extens�o da cobran�a sobre "outros recursos naturais". Para ele, por�m, a arrecada��o tem de ser vinculada a investimentos. Dilma concordou, especialmente com a proposta de passar a cobrar royalties sobre outros recursos, como a minera��o. "� um absurdo o que se cobra, � uma quest�o de d�vida com a na��o", disse a petista. Por sua vez, Marina questionou a isen��o do ICMS para a minera��o. "N�o � justo, porque Minas tem a maior quantidade de minera��o do Pa�s e o estado acaba n�o se beneficiando dessa riqueza", disse a senadora.

Nas abordagens individuais, Dilma destacou as parcerias entre o governo federal e as prefeituras, citando como exemplo o PAC. Ela disse que o governo de Lula jamais olhou a filia��o partid�ria dos prefeitos na hora de investir os recursos do programa. Marina contestou a afirma��o. "Boa parte dos recursos ainda n�o s�o repassados sem media��o pol�tica", denunciou ela, que tamb�m criticou a inimizade entre PT e PSDB. "O PSDB tentou governar sozinho e acabou ficando ref�m do que h� de pior do Democratas. O PT tentou governar sozinho e acabou ref�m do que h� de pior do PMDB", atacou a senadora. J� Serra, no estilo "paz e amor", disse que, embora possa soar como "heresia", se for eleito vai querer o PT e o PV fazendo parte de seu governo. Ele brincou, afirmando que o evento n�o era um "Fla x Flu" ou um "Atl�tico x Cruzeiro".

Serra e Dilma enfrentam protestos em debate em MG
Tucano foi hostilizado por professores e petista foi vaiada por prefeitos mineiros

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir