Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 07-05-2010

Vacinação contra H1N1 em grávidas e jovens fica abaixo da meta
Anúncio foi feito pelo Ministro da Saúde nesta sexta-feira (7).
Vacinação contra H1N1 em grávidas e jovens fica abaixo da meta
Foto: http://www.topnews.in

Liana Leite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 imunizou 47,3 milhões de pessoas em todo o país. Segundo o ministro da Saúde, Jose Gomes Temporão, apenas as gestantes e jovens de 20 a 29 anos não alcançaram uma imunização satisfatória, de 80% do público-alvo.

De acordo com Temporão, 63% das gestantes foram vacinadas em todo o país. Mas o número vem aumentando, no último dia 13, eram apenas 48% de grávidas vacinadas. "No começo da campanha houve muito ruído de comunicação e informações falsas na internet. A vacina não é prejudicial nem para a mãe, nem para o bebê. É importante que elas se imunizem, já que o maior número de óbitos por H1N1 ocorreu entre as grávidas. Vacinem-se", pediu o ministro.

Em 2010, foram registradas 361 internações por H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, 50 no total, as mulheres correspondem a 76% e as gestantes a 32%.

No grupo de 20 a 29 anos, foram vacinados 70% do público-alvo. "Sábado será o dia da Mobilização Nacional contra H1N1, gostaria de pedir, principalmente para as gestantes e os jovens nesta faixa, que compareçam. Estamos chegando no inverno, período de maior circulação viral", explicou Temporão.

Vacinação contra H1N1 prorrogada no Rio
No Rio de Janeiro, estado com o quinto pior histórico de imunização contra a gripe H1N1, a campanha será prorrogada para gestantes, idosos portadores de doenças crônicas, crianças de seis meses a 2 anos e jovens de 20 a 29 anos. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde. O ministro acredita que as chuvas e os feriados atrapalharam a campanha no estado.

Para quem tem de 30 a 39 anos, a vacinação começa na próxima segunda-feira (10). A meta é vacinar 30 milhões de pessoas nesta faixa etária. No total, serão vacinados 91 milhões de brasileiros em dois meses e meio.

Sábado é dia de mobilização
A campanha acaba neste sábado (8) para menores de 60 anos portadores de doenças crônicas, jovens de 20 a 29 anos e crianças de 6 meses a 2 anos. As gestantes e idosos portadores de doenças crônicas poderão se vacinar até o dia 21 de maio, data final da vacinação comum para idosos.

A 12ª Campanha Nacional de Vacinação do idoso contra a gripe comum, começa neste sábado (8) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já nas regiões Norte e Sul a imunização termina no fim de semana.

Vacinação contra H1N1 em grávidas e jovens fica abaixo da meta
Anúncio foi feito pelo Ministro da Saúde nesta sexta-feira (7).
Gestantes e idosos com doenças crônicas se vacinam até 21 de maio.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir