Categoria Economia  Noticia Atualizada em 11-05-2010

Grécia fará hoje pedido formal para liberação de recursos
Recursos fazem parte do pacote de 110 bilhões de euros acertados pela União Europeia e FMI
Grécia fará hoje pedido formal para liberação de recursos
Foto: Yiorgos Karahalis/ Reuters

Cynthia Decloedt

ATENAS - A Grécia irá submeter hoje seu pedido formal de liberação da primeira parcela de recursos da Comissão Europeia e amanhã receberá a primeira parte do suporte financeiro do FMI.

"Iremos submeter um pedido formal para a transferência de 14,5 bilhões de euros da União Europeia", disse um funcionário do Ministério das Finanças da Grécia. "Amanhã a Grécia receberá 5,5 bilhões de euros do FMI, sem necessidade de um pedido formal para isso", acrescentou.

Os recursos são parte do pacote de 110 bilhões de euros acertados pela União Europeia e FMI, sob a condição de que o país implemente rígidas medidas de redução de gastos para adequar suas contas públicas aos padrões de exigência da zona do euro. No dia 19 de maio, a Grécia terá de honrar 8,5 bilhões de euros em vencimentos relacionados a dívida.

Ontem, o gabinete grego aprovou uma lei para reformar o sistema de previdência para evitar seu colapso, uma das pré-condições impostas para que o país receba os recursos. Os sindicatos prometeram realizar protestos esta tarde em Atenas contra a aprovação da lei, que prevê elevação da idade para as aposentadorias e redução dos benefícios. As informações são da Dow Jones.

Grécia fará hoje pedido formal para liberação de recursos da UE
Amanhã, país receberá € 5,5 bilhões do FMI como primeira parte da ajuda financeira do fundo


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir